Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11498
Título: A educação como instrumento de dominação das massas: uma análise a partir do pensamento de Karl Marx
Autor(es): Araújo, Maria Catarina Ananias de
Palavras-chave: Teoria Marxista
Educação
Dominação das Massas
Capitalismo
Data do documento: 8-Ago-2016
Resumo: O presente trabalho tem como propósito expor a concepção marxiana de educação e o seu uso como instrumento de dominação das massas na história do ocidente no contexto do capitalismo contemporâneo. Um dos mais importantes críticos da tradição ocidental e do modelo capitalista de produção, Karl Marx, desenvolveu uma diversificada obra sobre o capitalismo, nas quais explica os sistemas econômicos existentes e sua interferência direta na forma como o homem pensa e vive em sociedade. Para Marx, as relações humanas são determinadas pelo poder econômico, aquele que o detém chamados pelo nosso autor de classe dominante exerce total controle sobre aqueles que são desprovidos dos meios de produção e também sobre todas as áreas da vida universalizando seus valores, em outras palavras, a classe dominante controla a política, a cultura, a arte, e principalmente a educação através de sua ideologia. A consequência desse processo de influencia é a total alienação da classe dominada na sociedade capitalista que se perpetua principalmente por meio dos conteúdos educacionais acessíveis as massas. Dessa forma, problematizamos o uso instrumental da educação, como meio de dominação das massas e suas consequências para o trabalhador na era capitalista. No que se refere à metodologia, este projeto se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, visando erguer um aporte teórico que permita o aprofundamento e corroborações, criando subsídios para a análise da temática em questão.
Descrição: Especialização em Filosofia da Educação: A educação como instrumento de dominação das massas: uma análise a partir do pensamento de Karl Marx - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11498
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA CATARINA ANANIAS DE ARAÚJO.pdf546.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.