Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1151
Título: Análise da agricultura familiar no Assentamento Porções I - Alagoinha – PB
Autor(es): Silva, Felipe Rodrigues
Palavras-chave: Assentamento
Agricultura familiar
Mercado econômico
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: A agricultura surgiu como forma de sobrevivência da espécie humana e com o passar do tempo suas técnicas foram melhoradas, tudo isso graças à capacidade intelectual do ser humano e a necessidade de adaptação ao ambiente. Atualmente a atividade agrícola tem papel fundamental no mercado econômico mundial, no entanto, grande parte da população ainda enfrenta grandes problemas nesta área comercial, como é o caso daqueles que praticam a agricultura familiar no Assentamento Porções I - Alagoinha – PB. Esta pesquisa procura identificar os principais problemas enfrentados pelo pequeno produtor com relação à prática agrícola, avaliar a infraestrutura e a disponibilidade de recursos para os produtores rurais; orientar para os principais cuidados com o solo, além de abordar soluções que facilitem e contribuam para um melhor rendimento comercial dos agricultores do Assentamento Porções I. Para se obter tais informações, o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, por meio do diálogo e questionamento com os produtores e análise dos lotes, foi de fundamental importância, pois desta forma, foi possível compreender um pouco de suas potencialidades e dificuldades. No Assentamento Porções I, onde residem 19 famílias, a agricultura tem como produtos principais o feijão macassar, milho, fava, inhame, macaxeira, entre outros. A mesma enfrenta uma queda drástica na produção, tudo isso, devido à evasão da mão-deobra familiar que, a cada dia, procura os grandes centros urbanos para viver, além das condições climáticas e do solo que não favorecem uma boa colheita. Atualmente o que se cultiva no assentamento é para complementar a renda familiar, isso quando a produção pecuária não assume esse papel. Propostas como Educação Ambiental, rotação de culturas agrícolas e pecuárias, adubação orgânica, recuperação de algumas áreas degradadas, preservação da biodiversidade e agricultura orgânica.Estas ações visam melhorias a longo prazo, o que pode contribuir para a interação dos agricultores com o meio ambiente.
Descrição: SILVA, F. R. Análise da agricultura familiar no Assentamento Porções I - Alagoinha – PB. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1151
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Rodrigues da Silva.pdfFelipe Rodrigues da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.