Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1153
Título: A história e as práticas de organização produtiva e social do assentamento Chico Mendes – município de Riachão do Poço - PB
Autor(es): Silva, Cristina Balbino da
Palavras-chave: Assentamento
História oral
Organização produtiva
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a história do Assentamento Chico Mendes no município de Riachão do Poço e suas principais formas de organização produtiva e social. Olhar o assentamento como espaço territorial e de formação humana foi o primeiro aspecto que deu origem a este trabalho de pesquisa, a partir de estudos iniciados no componente curricular geografia agrária e também pelo trabalho que realizamos como pesquisadora do IBGE no censo 2010, em que fomos conhecendo a situação em que vivem as famílias do assentamento Chico Mendes. Como caminho metodológico, realizamos a análise de produções teóricas sobre a temática e, para dar conta de aprofundarmos a concretude da vida e o cotidiano dos assentados/as, fizemos uma opção pela história oral, que representou a escolha de um método que não só serviu para o recolhimento dos depoimentos orais, mas que nos auxiliou na interpretação, análise do conjunto de ações e dizeres de um movimento social, que carrega consigo a dimensão de luta por direitos dos trabalhadores, em especial, os Sem Terra. Os resultados revelaram que a organização produtiva e social do assentamento Chico Mendes enfrenta os desafios de se organizar na perspectiva coletivista proposta pelo MST em oposição à concepção individualista de vida e trabalho desenvolvidas por alguns assentados.
Descrição: SILVA, C. B. da. A história e as práticas de organização produtiva e social do assentamento Chico Mendes – município de Riachão do Poço - PB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1153
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristina Balbino da Silva.pdfCristina Balbino da Silva1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.