Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11531
Título: | Reflexões sobre a questão racial na educação infantil |
Autor(es): | Farias, Elizama da Costa dos Santos |
Palavras-chave: | Criança Educação infantil Preconceito Racial |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo fazer uma reflexão no que diz respeito ao preconceito racial na educação infantil, o porquê acontece, e como a postura do educador e da escola pode intervir diante de situações que promovam o racismo entre crianças, como também repensar no papel da instituição na formação de identidades através das relações étnicos –raciais.O texto se baseia em quatro tópicos principais: primeiro tópico “Dados iniciais sobre a educação infantil no Brasil”; o segundo tópico “A problemática racial na escola”; o terceiro tópico “ A educação infantil e a questão racial não se isolam”; e o quarto ponto “ A criança negra e a auto percepção”. Para embasar teoricamente este artigo utilizei autores como: ABRAMOWICZ e OLIVEIRA, (2012), BENTO (2012), CARVALHO (2012), DIAS (2015), OLIVEIRA (2011), TRINIDAD (2012). Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, onde foi realizada pesquisa bibliográfica e webgráfica. Com esta pesquisa constatamos que as atitudes infantis envolvendo questões raciais não se tratam de racismo, pois as crianças ainda estão em desenvolvimento. |
Descrição: | FARIAS, E. da C. S. Reflexões sobre a questão racial na educação infantil. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11531 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizama da Costa dos Santos Farias.pdf | Elizama da Costa dos Santos Farias | 378.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.