Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1155
Título: Aspectos da formação espacial da feira livre de Riachão - PB
Autor(es): Lima, Odirlane da Silva
Palavras-chave: Economia
Feira livre
Riachão
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: A feira livre consiste numa reunião de vendedores e consumidores em caráter periódico e temporário para a compra e venda de determinados produtos, o que a configura, também, como um espaço onde se permeia uma rede de relações econômicas, sociais e culturais. Dentro desse contexto o presente trabalho, realizado no ano de 2010, tem por objetivo um estudo acerca da feira livre de Riachão - PB, apresentando seu processo de formação e sua importância no contexto econômico do município. Através deste trabalho, buscamos também levantar e compreender o perfil daqueles que constituem o cenário da feira, os feirantes. Para o Nordeste, em especial, a feira representa uma atividade econômica e social de extrema importância, não somente pela dinâmica econômica que ela proporciona, mas também pelos aspectos culturais que trás em seu cerne. Assim sendo, esse trabalho também propõe a compreensão do processo histórico e estrutural da feira livre em geral e das nordestinas em particular. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como, um trabalho de campo. Foram realizadas entrevistas com moradores do município e aplicação de questionários com vinte feirantes. Dessa forma, utilizou-se uma metodologia qualitativa, dando ênfase aos depoimentos colhidos e quantitativa, quando na tabulação dos dados obtidos em campo. Conclui-se que a feira riachãoense é um elemento importante para aqueles que nela trabalham, tornando-a uma fonte de renda para a sobrevivência para muitos comerciantes. Além desses aspectos, podemos ressaltar ainda um cenário cultural particular, de sons, cores, cheiros, movimento e afetividades entre os sujeitos participantes desse evento semanal.
Descrição: LIMA, O. da. S. Aspectos da formação espacial da feira livre de Riachão - PB. 2010. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1155
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Odirlane da Silva Lima.pdfOdirlane da Silva Lima4.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.