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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Luana Flávia Aires de | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T18:08:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-19T18:08:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 373 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11564 | - |
dc.description | FARIAS, L. F. A. Reflexões sobre a leitura e a escrita no ensino médio do Cariri Paraibano . 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se concretizou pela necessidade de contrastar a visão de professores e alunos acerca das dificuldades existentes no ensino/aprendizagem da leitura e da escrita em duas escolas públicas do cariri paraibano, tendo em vista que essas práticas são requisitos básicos para a formação de alunos conscientes e críticos em meio ao exercício da cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório, bibliográfico e de campo, com a utilização de questionários para professores e alunos, entrevistas gravadas com professores e observações em sala de aula, em busca de analisar a prática de ensino e os métodos utilizados para um trabalho com leitura e escrita no Ensino Médio. Para isso, foram utilizadas como embasamento teórico as contribuições dos estudos de Kleiman (1995; 2002), Marcuschi (2008), PCNs (1997), Cagliari (2009), Freire (1983, 1995, 2005), Soares (2001), dentre outros. Após a transcrição das entrevistas e interpretação dos questionários, percebeu-se que os alunos do professor 1 concebem a leitura e a escrita como fatores de extrema importância para o aprendizado, porém eles ainda têm resistência ao ensino inovador dessas práticas; já o professor 1, em relação ao trabalho com a leitura e escrita em sala de aula, em alguns momentos incentiva essas práticas, buscando trabalhar com os gêneros e as produções textuais, mas, na maioria das vezes, acaba utilizando os métodos tradicionais, centrados no estudo do código. Quanto aos alunos do professor 2, é notório que a maioria considera a leitura e a escrita muito importantes para o ensino e dizem ter o hábito dessas práticas; o professor 2 relata também a importância dessas práticas, acrescentando que elas ultrapassam as regras gramaticais e os conteúdos formais sobre a língua, e sua metodologia de ensino pode ser considerada, de certa forma, inovadora, mas isso ainda não é uma prática cotidiana na sala de aula de língua portuguesa das escolas do cariri paraibano. Com isso, foi possível observar que a visão de alunos e professores quanto às práticas de leitura e escrita coincidem no que se refere à teoria, mas, quanto à prática em sala de aula, observou-se que os professores ainda oscilam entre o ensino tradicional e àquele baseado nas orientações dos PCNs. Assim, conclui-se que é preciso insistir nos estudos das teorias sobre o ensino de língua portuguesa para que a mudança atinja efetivamente a prática do professor e, assim, os alunos do Ensino Médio entrem, cada vez mais, em contato com a língua viva em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ludmila Mota de Figueiredo Porto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades na leitura | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades na escrita | pt_BR |
dc.subject | Professor do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Aluno do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a leitura e a escrita no ensino médio do Cariri Paraibano. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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