Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Yamille Fragoso de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T15:51:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-20T15:51:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 193 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11568 | - |
dc.description | NUNES, Y. F. de M. Poesia e educação: a educação ontológica como uma forma de transformação do homem no pensamento de Martin Heidegger. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nosso trabalho tem como objetivo a análise das obras do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1979) e do poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843), com pretensão de desenvolver o conceito de educação ontológica, buscando a transformação do homem. Recorremos ao processo de estudo da questão do ser, desenvolvido por Heidegger, para compor fundamentação teórica deste conceito. Para Heidegger, a tradição filosófica ocidental tem sido transpassada por problemas. O filósofo acredita que durante a história da filosofia ocidental, devido à influência da metafísica tradicional, há um esquecimento em relação à problemática do ser. Hölderlin, considerado pelo filósofo o poeta dos poetas, estabelece uma “ontologia poéticafundamental”, onde tem a pretensão de ser novo horizonte de colocação da questão do ser. Heidegger demonstra que a arte e não a ciência teria a competência de proporcionar ao homem esta compreensão. Segundo o autor, a arte é a expressão da verdade, portanto, por meio desta analogia entre arte e verdade, pretendemos demonstrar uma possível relação entre educação e arte, constituindo o conceito de educação ontológica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Arlindo de Aguiar Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia Alemã | pt_BR |
dc.subject | Educação Ontológica | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Ontologia Poética | pt_BR |
dc.title | Poesia e educação: a educação ontológica como uma forma de transformação do homem no pensamento de Martin Heidegger | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Yamille Fragoso de Medeiros Nunes.pdf | 15.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.