Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Yamille Fragoso de Medeiros-
dc.date.accessioned2016-10-20T15:51:54Z-
dc.date.available2016-10-20T15:51:54Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.otherCDD 193-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11568-
dc.descriptionNUNES, Y. F. de M. Poesia e educação: a educação ontológica como uma forma de transformação do homem no pensamento de Martin Heidegger. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNosso trabalho tem como objetivo a análise das obras do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1979) e do poeta alemão Friedrich Hölderlin (1770-1843), com pretensão de desenvolver o conceito de educação ontológica, buscando a transformação do homem. Recorremos ao processo de estudo da questão do ser, desenvolvido por Heidegger, para compor fundamentação teórica deste conceito. Para Heidegger, a tradição filosófica ocidental tem sido transpassada por problemas. O filósofo acredita que durante a história da filosofia ocidental, devido à influência da metafísica tradicional, há um esquecimento em relação à problemática do ser. Hölderlin, considerado pelo filósofo o poeta dos poetas, estabelece uma “ontologia poéticafundamental”, onde tem a pretensão de ser novo horizonte de colocação da questão do ser. Heidegger demonstra que a arte e não a ciência teria a competência de proporcionar ao homem esta compreensão. Segundo o autor, a arte é a expressão da verdade, portanto, por meio desta analogia entre arte e verdade, pretendemos demonstrar uma possível relação entre educação e arte, constituindo o conceito de educação ontológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Arlindo de Aguiar Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFilosofia Alemãpt_BR
dc.subjectEducação Ontológicapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectOntologia Poéticapt_BR
dc.titlePoesia e educação: a educação ontológica como uma forma de transformação do homem no pensamento de Martin Heideggerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yamille Fragoso de Medeiros Nunes.pdf15.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.