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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11606
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Jullyana Karolina Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-31T18:21:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-31T18:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11606 | - |
dc.description | SANTOS, J. K. L. O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | É precípua e consistente a concepção de que a adoção de recursos lúdicos relaciona a aprendizagem natural e espontânea no ensino infantil ao desenvolvimento cognitivo das crianças, dentro da perspectiva da língua materna. Entretanto, informações de como essa relação se processa em crianças aprendizes de língua estrangeira, ainda são escassas. Nesta perspectiva, desenvolveu-se o presente trabalho visando avaliar a relação entre o lúdico na lógica do brincar-aprender e o desenvolvimento cognitivo de crianças aprendizes de outro idioma. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo-participativo em turmas de crianças de três a seis anos em um curso de idiomas especializado no ensino de Língua Inglesa, em Campina Grande-PB. Após o reconhecimento do ambiente de desenvolvimento da pesquisa e a caracterização do público discente, adotaram-se ferramentas lúdicas nas aulas, na forma de personagens figurados em bonecos de pelúcia num contexto em que tais personagens ganharam vida em sala de aula, participando das aulas e interagindo com as crianças. As informações obtidas são analisadas qualitativamente, de modo que situações representativas que ocorreram na sala de aula são trabalhadas na perspectiva históricocultural. Verificou-se que a influência do recurso lúdico excede o “apenas completar o tempo na aula” e que estes podem apresentar “um fim em si mesmo”, haja vista que o aspecto emocional atuou como “fator motivacional” para que as crianças superassem eventuais dificuldades com o novo idioma, tornando evidente a sua influência sobre o desenvolvimento cognitivo, que se observa através das análises em sala de aula e feedback dos pais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Guia Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Brincar-aprender | pt_BR |
dc.subject | Cognição de Segunda Língua | pt_BR |
dc.title | O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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