Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1163
Título: A problemática da desertificação: um estudo de caso na mesorregião da Borborema – Paraíba
Autor(es): Nascimento, Sebastiana Santos do
Palavras-chave: Processos de desertificação
Semi-árido
Vulnerabilidade ambiental
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: A desertificação pode ser compreendida como uma crise ambiental decorrente de causas naturais que são aceleradas ou induzidas pelas práticas insustentáveis que, pressionando os recursos naturais em ambientes de extrema fragilidade geoecológica, vem gerando áreas que se assemelham a verdadeiros desertos. A mesorregião da Borborema na Paraíba é uma área fortemente afetada por estes processos. Com o objetivo de fornecer subsídio às políticas públicas no combate a expansão deste fenômeno aplicou-se neste trabalho uma análise sucinta dos parâmetros climáticos, através do método de Thornthwaite (1948), seguido do estudo da fisionomia das caatingas na região. Para as áreas de aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre Desertificação (UNESCO, 1977) o índice de aridez varia de 0,21 até 0,65. A partir deste método obteve-se o seguinte grau de aridez bioclimática, 0,14, para o Cariri Oriental e 0,22 para o Cariri Ocidental sendo classificado como clima árido e semi-árido respectivamente. No levantamento climático 1995-2008 efetuado para as microrregiões seridó ocidental e seridó oriental o grau de aridez foi de 0,43 para ambas regiões; mas com a ampliação da série dos dados pluviométricos de1960-1990, o grau de aridez bioclimática foi de 0,44 para o Seridó Ocidental e 0,30 para o Seridó Oriental, sendo classificados como clima semi-árido. Observa-se que, a mesorregião da Borborema se encontra susceptível aos processos de desertificação do ponto de vista climático e sócioambiental; pois, as atividades econômicas são geralmente, acompanhadas de desmatamentos indiscriminados da caatinga que, associados à fragilidade natural desse ecossistema, trazem sérias conseqüências para os geótopos e para as biocenoses.
Descrição: NASCIMENTO, S. S. do. A problemática da desertificação: um estudo de caso na mesorregião da Borborema – Paraíba. 2010. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1163
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastiana Santos do Nascimento.pdfSebastiana Santos do Nascimento1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.