Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11665
Título: A brincadeira no contexto das instruções de educação infantil: discursos e práticas
Autor(es): Silva, Elizilma Almeida da
Palavras-chave: Educação infantil
Crianças
Brincadeiras
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir o espaço/tempo do brincar na Educação Infantil, considerando as suas dimensões constitutivas. A pesquisa, do tipo qualitativo, molda-se como um estudo de caso, realizado em uma creche municipal de Campina Grande-PB. Tivemos como foco o que dizem os discursos de uma professora sobre o espaço/tempo do brincar no contexto da referida instituição. Para isso, tomamos como base os discursos anunciados por uma professora de uma creche municipal de Campina Grande-PB. Como suporte teórico, tivemos os estudos de Borba (2009), Brougère (2001/2002), Cunha (1994) Maluf (2001), Redin (1998), dentre outros, bem como alguns documentos oficiais. Neste estudo, partimos do princípio de que o brincar é o eixo estruturador do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo esta uma atividade por excelência, seja de forma espontâneo ou didatizada. Nesse sentido, o ato de brincar traz benefícios a todas as crianças, uma vez que proporciona momentos de alegria, de diversão e, consequentemente, uma aprendizagem prazerosa A pesquisa foi realizada no dia 02 de setembro de 2016 em uma escola municipal localizada no município de Campina Grande – PB. A referida pesquisa nos mostrou que o ato de brincar não significa apenas um passatempo, mas como uma das formas mais importantes da criança significar e ressignificar o mundo que a cerca, além de possibilitar o desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo, proporcionando à criança oportunidade de vivenciar sua infância prazerosamente. No entanto, compreendemos, a partir do discurso da professora, que o brincar ainda não ocupa um espaço/tempo de excelência, como preconiza os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil.
Descrição: Silva, E. A da. A brincadeira no contexto das instruções de educação infantil: discursos e práticas. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11665
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ELIZILMA ALMEIDA DA SILVA.pdf494.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.