Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Paolla Bonifácio Borges de-
dc.date.accessioned2013-07-22T17:28:08Z-
dc.date.available2013-07-22T17:28:08Z-
dc.date.issued2013-07-22-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1166-
dc.descriptionMORAES, P. B. B. de. Avaliação escolar: práticas e desafios no cotidiano de uma escola pública. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente, discutir sobre avaliação na educação nunca foi uma das tarefas mais simples, haja vista grande parte dos professores não ter uma clareza conceitual nem tampouco consensual em relação a essa temática. Atualmente, no Brasil, a grande problemática do contexto educacional é busca pela efetiva aprendizagem dos alunos, verificado normalmente por meio de uma avaliação que será apenas para diagnosticar erros ou acertos, no desenho de propostas que buscam quantificar os resultados da aprendizagem pela média, tornando o fator “nota” uma medição do que foi ou não assimilado no processo educativo. Diante de tantas questões envolvendo a prática da avaliação, torna-se imprescindível dar novos rumos e propor novas possibilidades que modifiquem o cenário da avaliação no contexto educativo. Nessa abordagem não só os professores devem mudar conceitos, mas todos que fazem parte da comunidade educacional. Este trabalho monográfico foi fundamentado nas concepções teóricas de autores que discutem a problemática da avaliação, como: Esteban (2003); Hoffmann (2005) e Luckesi (2006).Nesse sentido, é objetivo desse trabalho identificar como os professores do ensino fundamental e médio da escola “Sabedoria” – localizada no município de Cacimba de Dentro, no estado da Paraíba, vêm desenvolvendo suas práticas avaliativas em sala de aula. Diante das discussões acerca do processo avaliativo, este trabalho se justifica pela necessidade de identificar qual a função da avaliação e como a mesma vem sendo realizada no ambiente escolar; em uma rede pública na Paraíba.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisco José Dias da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.titleAvaliação escolar: práticas e desafios no cotidiano de uma escola públicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paolla Bonifácio Borges de Moraes.pdfPaolla Bonifácio Borges de Moraes649.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.