Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Elisangela Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-22T17:29:03Z | - |
dc.date.available | 2013-07-22T17:29:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1167 | - |
dc.description | SILVA, E. A. da. As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola. 2010. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação do aprendizado geográfico na escola vem vencendo desafios de desmistificar ensino tradicional e nos permite realizar diversas práticas motivadas pelos os professores de geografia em redescobrir os recursos didáticos que podemos utilizar em sala a fim de desenvolver formas de facilitar o aprendizado dessa ciência extremamente complexa. A pesquisa parte de uma experiência realizada na escola cenecista São José localizada em Campina Grande no distrito de São José da Mata-PB, no intuito de resgatar o prazer de estudar geografia e mitigar as dificuldades peculiares apresentadas pelos alunos do fundamental II em localiza-se e Orientar-se se utilizando os mais diversos procedimentos metodológicos e recursos didático nas aulas de Geografia a partir do conhecimento préexistente do aluno na busca de fomentar um novo aprendizado na disciplina de geografia na escola. Objetivou-se dessa forma análisar o ensino de geografia e as suas diversas práxis realizadas nos espaços escolares, e refletir sobre a importância dessa disciplina enquanto construção do saber do aluno, ser humano e cidadão, visto que a geografia permite uma análise mais completa no que se refere ao espaço. Junto a tais intenções a pesquisa partiu inicialmente de uma revisão bilbiográfica que afirmou a veracidade da importância do ensino de geografia e suas diversas práxis nas escolas,visto que a escola é o provedor o espaço que entende-se como espaço que produz o saber, além de entrevista com a professora de geografia da escola, alem da aplicação de questionários aos alunos, as entrevistas e os questionários revelaram que tanto os alunos e a professora estavam imensamente satisfeitos com o novo formato de aula aprender e ensinar geografia.Para tanto o ensino de geografia é inerente a novas formas dinamizar e cosntruir didático e pedagógico o ensino aprendizagem de geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elisangela Alves da Silva.pdf | Elisangela Alves da Silva | 11.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.