Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
Título: Influência da festa da padroeira no desenvolvimento cultural e econômico do município de Guarabira – PB
Autor(es): Macena, Erivania Silva de
Palavras-chave: Cultura
Religião
Festa da padroeira
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo expor um estudo sobre a festa de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade de Guarabira-PB. Analisando sua importância no fator cultural e econômico. As festas representam no espaço um forte elemento cultural para toda sociedade, pois é responsável por grandes transformações na história e no cotidiano em determinado período de festejos em uma área ou local. Esse trabalho apresenta uma retrospectiva a cerca das festas de padroeiro por todo um tempo no histórico. O referente estudo foi desenvolvimento através de conceitos que levem ao tema festas. Entre os conceitos abordados podemos citar o conceito de cultura, religião, festas de padroeiros. A festa de Nossa Senhora da Luz da cidade de Guarabira-PB, tem o papel de desenvolver todos os circuitos que a cerca, atender os interesses da população local e regional. Para composição dessa pesquisa foram feitos levantamentos bibliográficos, abordando autores como, Rosendahl, Priore, Tinhorão Abreu, Mériot, Deus e Silva, Amaral, entre outros. Foram feitos também entrevista através da aplicação de questionários com pessoas de diferentes faixas etárias. Este trabalho é de extrema importância, pois através dele podemos perceber algumas dinâmicas de uma festa popular e como ela interferi diretamente em alguns aspectos sociais e econômicos. Esta monografia será apresentada para conclusão do curso de Graduação de Licenciatura em Geografia, na Universidade Estadual da Paraíba.
Descrição: MACENA, E. S. de. Influência da festa da padroeira no desenvolvimento cultural e econômico do município de Guarabira – PB. 2010. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1168
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivania Silva de Macena parte 1.pdfErivania Silva de Macena parte 11.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Erivania Silva de Macena parte 2.pdfErivania Silva de Macena parte 24.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.