Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1169
Título: O processo de produção do espaço urbano: enfoque ao desenvolvimento comercial em Belém - PB
Autor(es): Dias, Mayara Suelen Fernandes
Palavras-chave: Urbanização
Comércio
Desenvolvimento
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto central analisar a produção do espaço urbano a partir do desenvolvimento das atividades comerciais em Belém-PB, cidade inserida na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião de Guarabira, com área de 100km² e as seguintes coordenadas geográficas: latitude 6º44’49”S e longitude 35º31’8” O, e onde se distribuem 17.746 habitantes. Para compreensão desta temática foram necessários estudos atenciosos em bibliografias que abordam com firmeza a importância da urbanização e das atividades comerciais para a cidade, forma concreta onde os dois fenômenos se articulam. Entres os autores mais trabalhados destaca-se a contribuição de Corrêa (1995), o qual trata a urbanização onde a sociedade tem participação marcante; Maricato (2003, 2008) discute o processo lento de urbanização pelo qual passou o Brasil; Carlos (2007) contribui fortemente a respeito da cidade, conceitua, reflete, expõe funções; Pintaudi (2007) demonstra ricamente a forte relação entre cidade e comércio; Santos (2008) faz um levantamento e um resgate do processo urbano brasileiro, discutindo-o transparentemente e Spósito (2008) traz em sua obra uma análise definida sobre cidades, processos que a fizeram surgir, urbanização, sociedades antigas e ainda um resgate histórico. Além destas leituras acrescentou-se ao trabalho a atividade de campo a qual enriqueceu a pesquisa através da coleta de dados em órgãos municipais e federais e aplicação de questionários quantitativos com 66 comerciantes da categoria não formal, que transformados em gráficos e tabelas possibilitaram compreender como a produção do espaço urbano belenense foi influenciado por vários fatores, em especial pelo econômico, expressado principalmente nas atividades comerciais, possibilitou a cidade um desenvolvimento considerável, observado através da oferta diversificada de mercadorias e instalação de indústrias e um crescente aumento de estabelecimentos que visam produzir e beneficiar, respectivamente, a sociedade.
Descrição: DIAS, M. S. F. O processo de produção do espaço urbano: enfoque ao desenvolvimento comercial em Belém - PB. 2010. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1169
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Suelen Fernandes Dias parte 1.pdfMayara Suelen Fernandes Dias parte 12.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mayara Suelen Fernandes Dias parte 2.pdfMayara Suelen Fernandes Dias parte 22.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.