Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Paula Gosson | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-22T17:34:14Z | - |
dc.date.available | 2013-07-22T17:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1170 | - |
dc.description | DINIZ, P. G. Estágio supervisionado em geografia: formação inicial e prática docente. 2010. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muito se tem discutido no ambiente acadêmico e na sociedade em geral sobre a crise e a defasagem do ensino público no Brasil. Assim, nossa intenção com esse trabalho é compreender as contradições que permeiam o universo escolar. Através da experiência do estágio supervisionado vivenciamos o cotidiano da sala de aula e observamos na prática a realidade da escola pública. Nosso estágio se desenvolveu em 2010 para atender as exigências do componente curricular obrigatório do curso de licenciatura em Geografia da UEPBUniversidade Estadual da Paraíba- Campus III - Guarabira/PB. Nosso objetivo é entender como a geografia escolar é trabalhada pelos professores do ensino médio da Escola EEFM Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira/PB. Para a pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico junto à biblioteca da UEPB e em bibliotecas virtuais da Capes e CNPQ, leituras e fichamentos das obras selecionadas. Essas leituras nos ajudaram a elaborar o arcabouço teórico do nosso trabalho. Além dos procedimentos de gabinete, foram realizadas entrevistas com o diretor da escola e professores de geografia. Para fundamentar nossa pesquisa foram realizadas observações em sala de aula no primeiro semestre de 2010. Analisamos também o livro didático do professor de geografia. Através dessa primeira fase do estágio foi possível o desenvolvimento do nosso projeto temático de ensino. Essa atividade nos possibilitou a experiência da sala de aula, o contato com a regência e nos permitiu ainda o contato com a subjetividade do ser professor. Para enriquecer nossa pesquisa fizemos registro fotográfico da escola e dos alunos. Após a coleta e sistematização das informações procedemos a elaboração do relatório de estágio. A experiência do estágio supervisionado foi importante para se aliar as teorias adquiridas ao longo da graduação à prática docente. No entanto, ela sozinha não garante a qualidade dos profissionais da educação. É necessário cursos de aperfeiçoamento e formação continuada durante toda a carreira docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado em geografia: formação inicial e prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paula Gosson Diniz.pdf | Paula Gosson Diniz | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.