Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1171
Título: Degradação ambiental no Alto da Boa Vista em Guarabira/PB: uma questão social
Autor(es): Soares, Leiliane Amancio
Palavras-chave: Degradação ambiental
Educação ambiental
Comunidade sustentável
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: Este trabalho monográfico foi realizado no intuito de dar uma contribuição a melhoria da qualidade de vida da comunidade Alto da Boa Vista em Guarabira-PB, por se tratar de um estudo sobre impactos ambientais urbanos. O principal objetivo desta pesquisa é diagnosticar os problemas de ordem sócio-ambiental e mostrar a importância da educação ambiental no desenvolvimento de uma comunidade sustentável. Pois para que exista uma mudança de atitudes e valores como sugere a Educação Ambiental, é necessário primeiramente trabalhar a conscientização e sensibilização dos moradores. O método consistiu em levantamento bibliográfico, elaboração dos questionários e tabulação dos dados, reconhecimento e análise dos pontos de impactos, aplicação dos questionários e entrevistas com os moradores. Nos resultados e discussões, baseado nos questionários aplicados a comunidade, verificou-se o nível de preocupação dos moradores quanto as questões ambientais e o interesse dos mesmos em colaborar na reversão do quadro ambiental atual. Nas considerações finais constatou-se a necessidade da adoção de algumas medidas essenciais e necessárias para que a comunidade do Alto da Boa Vista dê seus primeiros passos para melhorar as questões ambientais e se tornar uma comunidade sustentável. Além disto, esta pesquisa permitirá que tanto moradores quanto gestores públicos possam analisar a situação sócio-ambiental do bairro e busquem parcerias para a execução de ações conjuntas relevantes para atingir as metas propostas nesta pesquisa.
Descrição: SOARES, L. A. Degradação ambiental no Alto da Boa Vista em Guarabira/PB: uma questão social. 2010. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1171
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leiliane Amancio Soares parte 1.pdfLeiliane Amancio Soares parte 13.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Leiliane Amancio Soares parte 2.pdfLeiliane Amancio Soares parte 25.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.