Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ellem Kyara Pessoa dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-09T17:32:53Z | - |
dc.date.available | 2016-11-09T17:32:53Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11718 | - |
dc.description | SANTOS, E. K. P. dos. O ensino de literatura na escola pública: reflexões a partir do estágio supervisionado de língua portuguesa. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa (LP) pode-se perceber as dificuldades pelas quais o ensino de LP vem atravessando ao longo dos anos – problemas no que diz respeito à leitura, à produção da escrita, à gramática e à literatura. Esse cenário fez surgir a seguinte inquietação: de que forma o ensino da literatura, nas aulas de LP, se inserem no quadro geral do ensino de língua materna? Desse modo, objetivou-se analisar e discutir o ensino de literatura nas aulas de LP, no Ensino Médio de uma escola de Guarabira/PB. Alguns estudos foram utilizados para fundamentar essa pesquisa, principalmente, as contribuições de Eagleton (1983), Candido (2004), Pinheiro (2013), Pimenta e Lima (2012), Antunes (2003), Geraldi (2006), BRASIL (2006) entre outros. Nesse sentido, esse estudo apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e observação não participante, chegando aos seguintes resultados: no ensino de literatura, no ensino médio, ainda prevalece práticas metodológicas tradicionais: leitura literária para realização de atividades avaliativas e o uso das propostas do LD como estratégia principal. Ou seja, subestima-se o valor do texto literário. Isso traz como consequência o desinteresse do aluno (a) pela aula de literatura. Entretanto, há estratégias que aproximam a aula de literatura do ideal preconizado pelas OCEM e, pelas pesquisas na área de linguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | O ensino de literatura na escola pública: reflexões a partir do estágio supervisionado de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ellem Kyara Pessoa dos Santos.pdf | Ellem Kyara Pessoa dos Santos | 364.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.