Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria da Glória da Silva-
dc.date.accessioned2016-11-10T16:56:20Z-
dc.date.available2016-11-10T16:56:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 809.88-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11727-
dc.descriptionPEREIRA, M. da G. da S. Do clássico ao contemporâneo: duas leituras do conto de fadas. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo apresentar duas leituras do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, na versão clássica dos Irmãos Grimm (1812), e na adaptação literária Chapéu Vermelho II – as bocas do lobo, de Orlando de Miranda (1993), observando os modos pelos quais o gênero literário infantil, apesar das mudanças formais e deslocamentos temporais, não perde sua relevância literária. O trabalho com a adaptação dos contos de fadas justifica-se na conscientização do leitor em formação de que a configuração do gênero literário obedece critérios distintos do texto clássico, mesmo sendo este um texto também adaptado, mas mantém as intersecções necessárias exigidas por essa literatura e o seu leitor. Partindo do contexto da literatura infantil e sua chegada à escola, bem como traçando o percurso histórico do conto de fadas e mapeando os ambientes de intersecção formal e temática dos contos, o estudo comparativo aqui proposto mostra a renovação e atualização do gênero literário, mediante a contemporaneidade. Nessa perspectiva, aborda as teorias e os conceitos de autores como Cunha (2003), Coelho (2000), Zilberman (2003), Cademartori (2006), Hunt (2010), Carvalho (2014), dentre outros, que desenvolvem reflexões relacionadas aos ambientes e características da Literatura Infantil e a releitura e adaptação do conto de fadas clássico. Assim, verificamos que os resultados apontam para o diálogo entre as obras, em uma proposta inicialmente intertextual, porém construindo uma narrativa com caraterísticas e categorias formais, contextuais e temáticas próprias.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosângela Neres Araújo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectConto de Fadaspt_BR
dc.subjectAdaptação literáriapt_BR
dc.titleDo clássico ao contemporâneo: duas leituras do conto de fadaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Glória da Silva Pereira.pdfMaria da Glória da Silva Pereira363.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.