Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1175
Título: O agronegócio da mamona e a produção de biodiesel no estado da Paraíba
Autor(es): Batista, Elida Helena Matias
Palavras-chave: Agricultura familiar
Sustentabilidade
Biodiesel - mamona
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: O governo brasileiro, através da lei 11.097/05, implantou o uso do biodiesel no país com o intuito de diversificar a matriz energética, reduzir as emissões de CO2, gerar maior independência diante do petróleo, além de contribuir, através de incentivos e isenções para a agricultura familiar, visando à melhoria de diversos fatores sociais, econômicos e regionais, objetivou-se neste trabalho analisar aspectos relacionados ao agronegócio da mamona na Paraíba e a produção de biodiesel com levantamento estatístico e análise econômica onde foram analisados dados relacionados à área plantada, área colhida, quantidade produzida e produtividade em todo o Estado paraibano dividido por mesorregiões. Constatou-se que, no período de 1990 a 2007, a ricinocultura paraibana sofreu grandes oscilações em sua cadeia produtiva no Estado Paraibano. Verificou-se que a cultura da mamona apresentou sinais de recuperação nos últimos anos em todo o Estado impulsionado pelo Programa Nacional do Biodiesel. Os resultados ainda mostram que a Paraíba possui uma cultura incipiente onde há a necessidade de uma maior atenção por parte dos órgãos públicos para uma melhor organização, levando em consideração sua potencialidade como Estado possuidor da maior produtividade de toda região Nordeste, ultrapassando os 1000 kg/ha, e por ele também possuir elevado potencial para produção de óleo de mamona com excelente qualidade para produção biodiesel a baixos custos de produção sendo assim uma alternativa para o desenvolvimento regional sustentável do Estado.
Descrição: BATISTA, E. H. M. O agronegócio da mamona e a produção de biodiesel no estado da Paraíba. 2010. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1175
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elida Helena Matias Batista.pdfElida Helena Matias Batista1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.