Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1176
Título: Educação ambiental na escola municipal de ensino fundamental e supletivo Terlópedes Cruz: um estudo de caso sobre os resíduos sólidos na cidade de Tacima - PB
Autor(es): Melo, Ana Carla de Sousa
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Escola
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: A luta pela Educação Ambiental nasce através dos movimentos ambientalistas. A partir desses movimentos ambientais surge a Educação Ambiental, que é a ferramenta de educação, fomentada para a busca da solução e/ou minimização dos problemas ambientais propiciando a sensibilização dos cidadãos. Os problemas gerados com os resíduos sólidos trazem consequências negativas ao meio ambiente, quando estes estão relacionados à geração e ao destino final, assim, consequentemente torna-se um dos agravantes da natureza da sociedade moderna. Desse modo, a prática da Educação Ambiental dentro do espaço escolar, torna-se essencial para a sensibilização dos alunos diante dos problemas ambientais, que busca a minimização dos problemas relacionados aos resíduos sólidos. Nesse contexto, objetivou-se com este trabalho estudar a Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz para a minimização dos resíduos sólidos na cidade de Tacima- PB. Os procedimentos adotados para pesquisa constaram das etapas de gabinete e campo. Em gabinete realizou-se a triagem do material e instrumentos técnicos e bibliográficos e após esta fase partiu-se para o campo com o intuito de atingir os objetivos delineados. Na pesquisa foram aplicados cem (100) questionários com vinte e quatro perguntas (24) entre os discentes da escola, e foi realizada no ano de 2010. Conclui-se que na presente escola não existe prática efetiva de Educação Ambiental. Verificou-se que é realizado trabalho de conscientização por parte dos professores e equipe técnica. A Eco 92, a Ecologia, nem tampouco a coleta seletiva não são trabalhadas nem desenvolvidas temáticas dentro do espaço escolar, apontando-se que não existem trabalhos de Educação Ambiental e resíduos sólidos na instituição. O conhecimento dos alunos sobre a Educação Ambiental e sua importância no cotidiano escolar não é evidenciado, uma vez que, os mesmos não conheciam tais práticas. Sugere-se que a escola deva programar proposta de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos de maneira satisfatória para a busca da solução relacionada a essa temática.
Descrição: MELO, A. C. de. S. Educação ambiental na escola municipal de ensino fundamental e supletivo Terlópedes Cruz: um estudo de caso sobre os resíduos sólidos na cidade de Tacima - PB. 2010. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1176
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla de Sousa Melo.pdfAna Carla de Sousa Melo3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.