Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1180
Título: Avaliação do assoreamento da lagoa do município de Lagoa de Dentro – PB
Autor(es): Costa, Benites Goulart Morais da
Palavras-chave: Poluição
Assoreamento
Reservatório
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: A pesquisa teve como objetivo avaliar o assoreamento da lagoa do município de Lagoa de Dentro – PB, com metodologias adotadas referentes ao estudo proposto que mostra a situação atual da lagoa e caracteriza os elementos que fazem parte desta degradação conivente com o meio natural. A lagoa é uma área natural que está inserida no contexto histórico do município, suas coordenadas geográficas são de 6º 40’ 22’’ latitude sul, 35º 22’ 34’’ longitude oeste, a 155 m de altitude. Para avaliação do assoreamento foi utilizado um cano de PVC com medições que variavam de 1 a 5 metros, o mesmo também serviu na medição da profundidade da água e do material depositado no reservatório. Nas medições de comprimento e largura se utilizou um barbante para dar a dimensão do tamanho da lagoa como também o alinhamento do trajeto percorrido. Foi utilizada uma balsa para o deslocamento dos pesquisadores na superfície da lagoa e duas estacas como marcações do ponto inicial da margem. Destaca-se nesta pesquisa a utilização do papel milimetrado, que deu suporte na criação da topografia do fundo da lagoa que foi utilizado na formação do gráfico. Verificou-se os processos contribuintes para essa degradação do local como ações físicas (erosão, o vento, a chuva), fatores antrópicos (desmatamento, ocupação do solo, urbanismo, agricultura), entre outros observados diretamente do local, o lixo acumulado às margens, a criação de animais, habitações às margens da lagoa, lavagens de roupas, motos e automóveis. Conforme o que já foi estudado a lagoa está assoreada, o nível d’água ou a sua profundidade é baixa, não chega aos 3 metros, em alguns pontos conforme o gráfico de superfície e profundidade percebe-se locais de variação do nível d’água, onde as partes sul e oeste da lagoa estão bastante rasas. Precisa ser adotado um conjunto de medidas de controle e mitigação do assoreamento, para aumentar a vida útil da lagoa, podem ser tomadas ainda medidas de conscientização ambiental por parte das autoridades e da população de modo que venha melhorar a qualidade da água e o espaço físico do reservatório.
Descrição: COSTA, B. G. M. da. Avaliação do assoreamento da lagoa do município de Lagoa de Dentro – PB. 2010. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1180
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Benites Goulart Morais da Costa.pdfBenites Goulart Morais da Costa1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.