Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Clarissa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-11T19:34:22Z | - |
dc.date.available | 2016-11-11T19:34:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11809 | - |
dc.description | FREIRE, C. S. A ginástica e as diferentes abordagens de ensino da Educação Física. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar como se dá o trato do conteúdo ginástica nas diferentes abordagens de ensino da Educação Física. Tomou-se como referência àquelas abordagens direcionadas a partir do Referencial Curricular de Educação Física do Estado da Paraíba - RCEF-PB (2010), por entender que é um documento oficial e, que, portanto, confere os elementos necessários a fundamentação do estudo. Para isso, foi realizada uma revisã o bibliográfica de abordagem qualitativa das principais obras dos autores referencia de cada abordagem de ensino da Educação Física, a saber: 1) Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (Go Tani); 2) Educação de corpo inteiro (João Batista Freire); 3) Transformação didático pedagógica do esporte (Elenor Kunz); 4) Educação pelo movimento (Le Boulch); 5) Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores). Identificou-se que nas abordagens Crítico-Emancipatória, Psicomotricidade, Desenvolvimentista e Construtivista-Interacionista percebe-se a ginástica como um elemento importante, porém seu conteúdo se apresenta de forma sistematizada nestas abordagens, já na abordagem Critico-Superadora a ginástica é vista como um conteúdo sistematizado. Observou-se com o estudo que algumas abordagens de ensino tratam a ginástica como um importante elemento para o processo educativo na educação básica. Nesse sentido, reiteramos a necessidade da continuidade deste estudo, visando análise das demais abordagens de ensino da Educação Física escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jeimison de Araújo Macieira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ginástica | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Ensino | pt_BR |
dc.title | A ginástica e as diferentes abordagens de ensino da Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Clarissa Santos Freire.pdf | PDF - Clarissa Santos Freire | 531.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.