Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Clarissa Santos-
dc.date.accessioned2016-11-11T19:34:22Z-
dc.date.available2016-11-11T19:34:22Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.otherCDD 796.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11809-
dc.descriptionFREIRE, C. S. A ginástica e as diferentes abordagens de ensino da Educação Física. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar como se dá o trato do conteúdo ginástica nas diferentes abordagens de ensino da Educação Física. Tomou-se como referência àquelas abordagens direcionadas a partir do Referencial Curricular de Educação Física do Estado da Paraíba - RCEF-PB (2010), por entender que é um documento oficial e, que, portanto, confere os elementos necessários a fundamentação do estudo. Para isso, foi realizada uma revisã o bibliográfica de abordagem qualitativa das principais obras dos autores referencia de cada abordagem de ensino da Educação Física, a saber: 1) Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (Go Tani); 2) Educação de corpo inteiro (João Batista Freire); 3) Transformação didático pedagógica do esporte (Elenor Kunz); 4) Educação pelo movimento (Le Boulch); 5) Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores). Identificou-se que nas abordagens Crítico-Emancipatória, Psicomotricidade, Desenvolvimentista e Construtivista-Interacionista percebe-se a ginástica como um elemento importante, porém seu conteúdo se apresenta de forma sistematizada nestas abordagens, já na abordagem Critico-Superadora a ginástica é vista como um conteúdo sistematizado. Observou-se com o estudo que algumas abordagens de ensino tratam a ginástica como um importante elemento para o processo educativo na educação básica. Nesse sentido, reiteramos a necessidade da continuidade deste estudo, visando análise das demais abordagens de ensino da Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jeimison de Araújo Macieirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectEducação Física - Ensinopt_BR
dc.titleA ginástica e as diferentes abordagens de ensino da Educação Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clarissa Santos Freire.pdfPDF - Clarissa Santos Freire531.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.