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dc.contributor.authorSilva, Artur Martins da-
dc.date.accessioned2016-11-21T11:50:44Z-
dc.date.available2016-11-21T11:50:44Z-
dc.date.issued2015-08-06-
dc.identifier.otherCDD 791. 45-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11834-
dc.descriptionSILVA, A. M da. O desenho animado "Os Simpsons" como instrumento metodológico no ensino de Geografia. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractPor mais que o Ensino de Geografia tenha evoluindo nos dias atuais com novas ferramentas, tanto didáticas como metodológicas, é perceptível que a atitude do professor na sala de aula será o grande divisor de águas entre uma educação estática, parada no tempo, ou uma educação transformadora, aberta às novas fórmulas de comportamentos e ações. Por muitas vezes os recursos metodológicos apresentados como, o “novo”, não alcançam o objetivo esperado devido à maneira como são utilizados em sala de aula e especificamente no ensino de Geografia, uma vez que esta tem a influência da Geografia Tradicional que torna as aulas que deveriam ser inovadoras o “mais do mesmo”, nesse caso decorativa, numerativa e descritiva. Uma Geografia Tradicional que não se apresenta condizente com a realidade cotidiana dos estudantes na atualidade. Neste caso surge a televisão como recurso metodológico para o ensino de Geografia dada sua magnitude como meio de comunicação de massa. A televisão possibilita para os estudantes um conhecimento prévio sobre o mundo, mas que em muitos momentos não tem um teor educativo ou cientifico, cabendo ao professor ser o mediador entre esses conhecimentos. Dentro da programação televisiva os desenhos animados tem um espaço de destaque, já que são vistos diariamente por milhares de crianças e adolescentes sendo o primeiro contato destes com a televisão. Neste contexto o desenho animado “Os Simpsons” pode ser visto como um recurso metodológico para o ensino de Geografia dada a sua característica peculiar de utilizar temas dos mais diversos para compor seus episódios. O presente estudo tem por finalidade analisar o papel do desenho animado na construção do aprendizado em sala de aula. Dentre os objetivos está o papel e a importância do desenho animado “Os Simpsons” e o episódio “Feitiço da Lisa” como recurso metodológico para o ensino de Geografia, a capacidade de reflexão e criticidade que o desenho possa desenvolver nos estudantes. A expectativa é poder proporcionar aos educadores e estudantes um novo recurso que possibilita desenvolver a capacidade crítica dos estudantes e cidadãos a respeito dos meios de comunicação de massa que exercem uma grande influência em parte da população brasileira podendo proporcionar uma interligação com os conteúdos ministrados na aula como também um novo recurso metodológico para as aulas de Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Daniel Campos Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleO desenho animado "Os Simpsons" como instrumento metodológico no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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