Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Graças, Simone Santos das | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-01T12:10:01Z | - |
dc.date.available | 2016-12-01T12:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11886 | - |
dc.description | GRAÇAS, S. S. das. Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura contribui para a necessidade de se pensar em livros infantis para as crianças, que depois da Revolução Industrial passaram a representar papel importante na sociedade. Ela é um dos instrumentos de emancipação para a criança, traz conhecimento do mundo, amplia a visão sobre a vida e oferece múltiplas experiências. Um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças, e também ao público adulto, foi e continua sendo o fantástico. Assim, este estudo objetiva discutir as contribuições da literatura infantil para a prática educativa na formação leitora, evidenciar qual papel ocupa na escola e na formação dos leitores; identificar o professor como mediador no processo de formação dos pequenos leitores; e descrever a importância de ouvir a ler histórias desde a infância. Devido o recorte estabelecido no corpus estudado, a pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores como: COUTINHO (2003), LAJOLO e ZILBERMAN (2007), SILVA (2006), BETTELHEIM (2002), COELHO (2000), ABRAMOVICH (1997) entre outros. A partir do que é aqui apresentado, chega-se a conclusão de que mesmo sendo vista como algo simples, ou utilizada para fins pedagógicos, o objetivo primordial para se trabalhar com esse tipo de literatura deve ser sem dúvida, o apuro da percepção do prazer estético que a literatura, independentemente de qualquer determinação qualificativa, pode oferecer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Simone Santos das Graças.pdf | Simone Santos das Graças | 506.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.