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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lino, Ivanlúcio Lira | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-01T12:10:36Z | - |
dc.date.available | 2016-12-01T12:10:36Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.334 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888 | - |
dc.description | LINO, I. L. Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o crescimento da informatização da sociedade atual, faz-se necessário promover a inclusão digital dos cidadãos ao ciberespaço. A escola se apresenta como um ambiente capaz de fazer imergir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso para a interação dos alunos e potencializador do processo de ensinoaprendizagem. Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. O presente artigo discute a questão de como a educação escolar pode contribuir para a inclusão digital dos cidadãos? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo-se de uma elaboração teórica que busca compreender os conceitos de exclusão e inclusão digital e sua relação com a educação escolar. Para consecução deste objetivo buscamos definir os termos exclusão e inclusão digital; refletir sobre as possíveis causas da exclusão digital; identificar os programas oficiais voltados para a inclusão digital e analisar a influência que a educação escolar nos processos de exclusão e inclusão digital. Para o embasamento teórico recorremos aos seguintes autores como: Vitor (1998), Manuel (1999), Castells (1999), Levy (1999), Marcos (2008), Alves (2009), dentre outros que fazem a inter-relação da tecnologia com aprendizagem. A partir das leituras, concluímos que a exclusão digital ainda se faz presente na vida de muitos cidadãos, deixando os indivíduos a margem da aquisição dos bens culturais e sociais e que a educação escolar constitui processo fundamental para a inclusão digital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Exclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar | pt_BR |
dc.title | Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Ivanlúcio Lira Lino.pdf | Ivanlúcio Lira Lino | 676.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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