Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLino, Ivanlúcio Lira-
dc.date.accessioned2016-12-01T12:10:36Z-
dc.date.available2016-12-01T12:10:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888-
dc.descriptionLINO, I. L. Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractCom o crescimento da informatização da sociedade atual, faz-se necessário promover a inclusão digital dos cidadãos ao ciberespaço. A escola se apresenta como um ambiente capaz de fazer imergir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso para a interação dos alunos e potencializador do processo de ensinoaprendizagem. Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. O presente artigo discute a questão de como a educação escolar pode contribuir para a inclusão digital dos cidadãos? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo-se de uma elaboração teórica que busca compreender os conceitos de exclusão e inclusão digital e sua relação com a educação escolar. Para consecução deste objetivo buscamos definir os termos exclusão e inclusão digital; refletir sobre as possíveis causas da exclusão digital; identificar os programas oficiais voltados para a inclusão digital e analisar a influência que a educação escolar nos processos de exclusão e inclusão digital. Para o embasamento teórico recorremos aos seguintes autores como: Vitor (1998), Manuel (1999), Castells (1999), Levy (1999), Marcos (2008), Alves (2009), dentre outros que fazem a inter-relação da tecnologia com aprendizagem. A partir das leituras, concluímos que a exclusão digital ainda se faz presente na vida de muitos cidadãos, deixando os indivíduos a margem da aquisição dos bens culturais e sociais e que a educação escolar constitui processo fundamental para a inclusão digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectExclusão Digitalpt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.titleEducação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanlúcio Lira Lino.pdfIvanlúcio Lira Lino676.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.