Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jamábia Raídgia Félix da-
dc.date.accessioned2016-12-06T16:08:19Z-
dc.date.available2016-12-06T16:08:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11912-
dc.descriptionSILVA, J. R. F. da. O papel do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a melhoria do ensino de geografia. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA educação no Brasil nas últimas décadas do século XX passou por profundas mudanças, talvez não tantas quanto a sociedade atual exigiria, mas sem dúvida foram mudanças significativas, que mudou a nossa visão de mundo e o modo de entendermos a geografia. Baseado nessas mudanças foi criado o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com o intuito de auxiliar o ensino, nas diversas áreas de ensino, inclusive a geografia. Este trabalho tem como objetivo mostrar as ações e impactos que o programa causou no ensino de geografia na EEEFM Professor José Soares de Carvalho no município de Guarabira – PB, destacando os diferentes âmbitos que foram afetados pelo programa, quer seja a prática docente, a maneira como os alunos passaram a entender a geografia, mas, sobretudo, o papel do bolsista do PIBID nesse processo de transformação. Esse é um trabalho de cunho qualitativo. Nesse sentido, para sua realização efetuamos pesquisa e leituras pertinentes a temática, realizamos levantamento bibliográfico junto a biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba, pesquisamos os sites do Ministério da Educação e Cultura e textos da internet, e relatou-se a vivência em sala de aula. Essa pesquisa está dividida em quatro partes textuais com a introdução, quatro capítulos teóricos e com as considerações finais Tal pesquisa descreve, relata e conclui mostrando como e o quanto o PIBID contribui para o professor, para o âmbito escolar, de como pode influenciar o bolsista no aprimoramento do seu eu profissional, como também o aluno como melhor cidadão onde vive.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Regina Celly Nogueira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleO papel do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a melhoria do ensino de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamábia Raídgia Félix da Silva.pdfJamábia Raídgia Félix da Silva522.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.