Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Shara Shirlly de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-12-06T16:08:30Z-
dc.date.available2016-12-06T16:08:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11913-
dc.descriptionMELO, S. S. de O. Literatura surda: estudo comparativo entre os contos da Cinderela e Cinderela Surda. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar a Literatura Surda e sua história, como também os tipos de Literatura Surda e seus diferentes exemplos. Fazendo um estudo comparativo entre os contos da literatura infantil: Cinderela e Cinderela Surda focando na importância da literatura para as crianças surdas. Este trabalho traz o histórico da educação dos surdos; sua trajetória e o ensino de LIBRAS nos dias atuais. A metodologia aplicada foi através da comparação dos dois contos infantis, tendo como alvo principal contribuir para divulgação da mesma entre o público infantil surdo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos seguintes autores: Karnopp (2010), Lacerda (2013), Mourão (2012), Strobel (2008). Mostrando que o povo surdo tem sua cultura, identidade e principalmente tem a sua própria literatura conhecida como Literatura Surda ou Visual. Verificando como são realizadas essas produções, quer seja por meio de traduções, adaptações ou criações elas se destacam por fazer o uso da língua de sinais, evidenciando assim traços dos surdos e de sua cultura como também seu fator primordial o linguístico. Nessa obra o autor da Cinderela Surda busca mostrar uma própria representação que leve em consideração à cultura e a identidade do povo surdo e apresenta que a criança surda tem o direito linguístico estabelecido por meio da literatura, que trazem características através dos personagens relacionados com a criança surda. Conclui-se que a Literatura Surda é de suma importância, para o desenvolvimento linguístico e cognitivo auxiliando no desenvolvimento e no processo da imaginação da criança surda.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura Surdapt_BR
dc.subjectPovo Surdopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleLiteratura surda: estudo comparativo entre os contos da Cinderela e Cinderela Surdapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shara Shirlly de Oliveira Melo.pdfShara Shirlly de Oliveira Melo1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.