Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Shara Shirlly de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T16:08:30Z | - |
dc.date.available | 2016-12-06T16:08:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11913 | - |
dc.description | MELO, S. S. de O. Literatura surda: estudo comparativo entre os contos da Cinderela e Cinderela Surda. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo apresentar a Literatura Surda e sua história, como também os tipos de Literatura Surda e seus diferentes exemplos. Fazendo um estudo comparativo entre os contos da literatura infantil: Cinderela e Cinderela Surda focando na importância da literatura para as crianças surdas. Este trabalho traz o histórico da educação dos surdos; sua trajetória e o ensino de LIBRAS nos dias atuais. A metodologia aplicada foi através da comparação dos dois contos infantis, tendo como alvo principal contribuir para divulgação da mesma entre o público infantil surdo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos seguintes autores: Karnopp (2010), Lacerda (2013), Mourão (2012), Strobel (2008). Mostrando que o povo surdo tem sua cultura, identidade e principalmente tem a sua própria literatura conhecida como Literatura Surda ou Visual. Verificando como são realizadas essas produções, quer seja por meio de traduções, adaptações ou criações elas se destacam por fazer o uso da língua de sinais, evidenciando assim traços dos surdos e de sua cultura como também seu fator primordial o linguístico. Nessa obra o autor da Cinderela Surda busca mostrar uma própria representação que leve em consideração à cultura e a identidade do povo surdo e apresenta que a criança surda tem o direito linguístico estabelecido por meio da literatura, que trazem características através dos personagens relacionados com a criança surda. Conclui-se que a Literatura Surda é de suma importância, para o desenvolvimento linguístico e cognitivo auxiliando no desenvolvimento e no processo da imaginação da criança surda. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura Surda | pt_BR |
dc.subject | Povo Surdo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Literatura surda: estudo comparativo entre os contos da Cinderela e Cinderela Surda | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Shara Shirlly de Oliveira Melo.pdf | Shara Shirlly de Oliveira Melo | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.