Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1195
Título: Análise das estratégias de desenvolvimento sustentável: um estudo de caso da Embrapa Algodão/PB
Autor(es): Barbosa, Oriel Santana
Palavras-chave: Sustentabilidade
Tecnologia Ambiental
Pesquisa
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: O Brasil tem atuado de forma integrada na articulação de políticas públicas com programas de governo e no desenvolvimento científico e tecnológico para ampliar a adoção de práticas que assegurem a competitividade. Inserida neste contexto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assume o compromisso com a sustentabilidade do setor agropecuário, com a economia verde e as principais temáticas e tecnologias que contribuem para a conservação dos recursos naturais, em prol do desenvolvimento econômico e da erradicação da pobreza. Objetivou-se com este estudo analisar a opinião dos pesquisadores acerca das estratégias adotadas pela Embrapa Algodão em relação às dimensões do desenvolvimento sustentável. Para o estudo quantitativo, utilizou-se um questionário estruturado no Google Docs Planilha, o qual foi direcionado a uma amostra aleatória de 31 pesquisadores, correspondente a 52,5% do universo dos indivíduos desta categoria. De acordo com os dados levantados, conclui-se que, para a Embrapa Algodão, as questões econômicas, sociais, ambientais e político-institucionais estão no seu rol de preocupação, por meio de seu IV Plano Diretor da Unidade (PDU), apresentando-se um nível de concordância pelos pesquisadores acima de 75%, enquanto para a questão político-institucional, o nível de concordância chegou acima de 55%, o que se pode inferir que a Embrapa desenvolve estrategicamente suas tecnologias e culturas em prol do desenvolvimento sustentável.
Descrição: BARBOSA, O. S. Análise das estratégias de desenvolvimento sustentável: um estudo de caso da Embrapa Algodão/PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1195
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Oriel Santana Barbosa.pdfOriel Santana Barbosa395.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.