Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Claudenor Silva-
dc.date.accessioned2016-12-06T18:53:27Z-
dc.date.available2016-12-06T18:53:27Z-
dc.date.issued2016-10-28-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11974-
dc.descriptionTORRES, C. S. O Ensino de Geometria: Um relato de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO referido trabalho tem como tema o processo de ensino-aprendizagem da Geometria, cujo objetivo é o de relatar uma experiência de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável, tendo como suporte a Modelagem Matemática. A partir da qual apresentamos a importância da Geometria para o ensino de Matemática, como também na influência no desenvolvimento espacial e do raciocínio dos alunos, de uma maneira interativa e dinâmica. Para tal discorremos um pouco sobre a história dessa área de ensino, ressaltamos o seu decaimento durante o Movimento da Matemática Moderna e o resgate da sua importância pelo Movimento da Educação Matemática. Na referida atividade, aplicada na sala de aula, verificamos o uso de objetos do mundo físico, como um meio para facilitar a aprendizagem do ensino de Geometria, na construção de sólidos geométricos, o que pode proporcionar a formação de cidadãos ativos e participativos de uma sociedade, como também promover a implementação de novas metodologias de ensino. Adotamos como metodologia de trabalho a pesquisa participante, na qual professor e alunos são sujeitos ativos no processo de pesquisa. Além do mais, utilizamos a metodologia da resolução de problemas como tônica principal para o ensino dos conteúdos selecionados, quais sejam: área de algumas figuras planas e volumes de alguns sólidos. Os resultados obtidos foram promissores, haja vista termos conseguido mediar a realização de um trabalho baseado na construção de conceitos matemáticos a partir da manipulação de sólidos vinculados ao cotidiano dos alunos para alunos acostumados com o ensino tradicional de Matemática. Houve, assim, uma participação satisfatória da turma.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO Ensino de Geometria: Um relato de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulávelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudenor Silva Torres.pdfPDF - Claudenor Silva Torres952.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.