Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Claudenor Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T18:53:27Z | - |
dc.date.available | 2016-12-06T18:53:27Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11974 | - |
dc.description | TORRES, C. S. O Ensino de Geometria: Um relato de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido trabalho tem como tema o processo de ensino-aprendizagem da Geometria, cujo objetivo é o de relatar uma experiência de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável, tendo como suporte a Modelagem Matemática. A partir da qual apresentamos a importância da Geometria para o ensino de Matemática, como também na influência no desenvolvimento espacial e do raciocínio dos alunos, de uma maneira interativa e dinâmica. Para tal discorremos um pouco sobre a história dessa área de ensino, ressaltamos o seu decaimento durante o Movimento da Matemática Moderna e o resgate da sua importância pelo Movimento da Educação Matemática. Na referida atividade, aplicada na sala de aula, verificamos o uso de objetos do mundo físico, como um meio para facilitar a aprendizagem do ensino de Geometria, na construção de sólidos geométricos, o que pode proporcionar a formação de cidadãos ativos e participativos de uma sociedade, como também promover a implementação de novas metodologias de ensino. Adotamos como metodologia de trabalho a pesquisa participante, na qual professor e alunos são sujeitos ativos no processo de pesquisa. Além do mais, utilizamos a metodologia da resolução de problemas como tônica principal para o ensino dos conteúdos selecionados, quais sejam: área de algumas figuras planas e volumes de alguns sólidos. Os resultados obtidos foram promissores, haja vista termos conseguido mediar a realização de um trabalho baseado na construção de conceitos matemáticos a partir da manipulação de sólidos vinculados ao cotidiano dos alunos para alunos acostumados com o ensino tradicional de Matemática. Houve, assim, uma participação satisfatória da turma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | O Ensino de Geometria: Um relato de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Claudenor Silva Torres.pdf | PDF - Claudenor Silva Torres | 952.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.