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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Ítalo Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T18:54:28Z | - |
dc.date.available | 2016-12-06T18:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11983 | - |
dc.description | COSTA, Í. R. Educação Ambiental: Arborização da Escola Dr. João Pereira de Assis, Campina Grande-PB. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A arborização urbana é uma prática importante para se alcançar níveis satisfatórios de qualidade de vida dos cidadãos, pois desempenha funções ecológicas no local em que está inserida. Para arborizar o ambiente escolar deve-se respeitar as estruturas físicas já existentes, como também observar o desenvolvimento da árvore. Tudo isso atrelado a Educação Ambiental, discutindo-se os problemas ambientais junto a comunidade escolar. Portanto, objetivou-se sensibilizar os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental do Colégio Educacional de Atividades Integradas (C.E.A.I) Dr. João Pereira de Assis, sobre a importância de ações socioambientais no contexto escolar através do processo de arborização. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de caráter descritivo, através da observação, composto por métodos com o intuito de orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos. O estudo foi constituído por visitas in loco, realizações de seminários abordando temas sobre arborização urbana e escolar, aplicação de questionário objetivando avaliar a sensibilidade dos alunos sobre meio ambiente, arborização e plantio de árvores, e finalizando com a prática do plantio de mudas. Foram plantadas as espécies vegetais Bertholletia excelsa (Castanheira); Tabebuia roseo-alba (Ipê-branco) e Tabebuia pentaphylla (Ipê-rosa). No que se refere à compreensão dos alunos, pôde-se perceber que os problemas ambientais são pouco abordados de forma enfática na escola, e o plantio das mudas é uma maneira de estimular a reflexão sobre o desequilíbrio ambiental urbano, e visa promover uma simples alternativa para combater o déficit arbóreo da cidade. A prática de arborizar não cabe somente ao poder público incentivá-la, mas o trabalho em conjunto deve ser estimulado. Nesta conjuntura tornam-se importantes tanto pelo caráter educacional, quanto pelo caráter ambiental, pois além de estar contribuindo para equilíbrio ecológico da cidade, promove a formação de pessoas ambientalmente conscientes, propagando esse conhecimento para a sociedade e promovendo a arborização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Délcio de Castro Felismino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Espécies vegetais | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Arborização urbana | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental: Arborização da Escola Dr. João Pereira de Assis, Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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