Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12003
Título: Obesidade e suas implicações no periodonto
Autor(es): Silva, Francisca Tamires da
Palavras-chave: Obesidade
Higiene bucal
Doença periodontal
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A obesidade contribui para um estado inflamatório sistêmico através de seu efeito sobre parâmetros metabólicos e imunológicos, aumentando a susceptibilidade para doenças periodontais. O presente estudo teve por objetivo avaliar a condição periodontal e consequentemente, o nível de higiene bucal em pacientes obesos. Trata-se de um estudo do tipo observacional, transversal, quantitativo e o método abordado foi o indutivo. A amostra foi composta por 30 pacientes, com 18 anos ou mais, com Indice de Massa Corporal ≥ 30. A pesquisa foi realizada no município de Campina Grande - PB com pacientes participantes do Programa Obesidade Adulta do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida e usuários das clínicas do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. Os pacientes foram atendidos nas Clínicas do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba para realização de exame físico intrabucal e avaliação da condição periodontal e higiene bucal através do Índice de Higiene Oral Simplificado, Índice de Sangramento Gengival à Sondagem, Índice Periodontal Comunitário. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e analítica utilizando o software SPSS versão 20.0 sendo o p significativo fixado em P<0,05. Os resultados revelaram que 46,7% dos pacientes avaliados apresentaram gengivite e 53,3% sugestivo de periodontite. Conclui-se que não foi possível determinar se a obesidade atuou como fator de risco para a doença periodontal. Estudos longitudinais e experimentais são necessários para determinação da obesidade como um fator de risco para periodontite.
Descrição: SILVA, F. T. da. Obesidade e suas implicações no periodonto. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12003
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Tamires da Silva.pdfPDF - Francisca Tamires da Silva1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.