Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1202
Título: Educação e conselho escolar: construindo uma gestão democrática na escola
Autor(es): Ferreira, Kelly Adriana Silva
Palavras-chave: Gestão democrática
Conselho escolar
Escola
Data do documento: 23-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar informações e provocar a discussão a cerca dos conselhos escolares e sua contribuição ao processo democrático na escola, bem como, demonstrar suas contribuições para o desenvolvimento da organização e funcionamento do ambiente escolar. Para o desenvolvimento desta pesquisa, adotamos a pesquisa bibliográfica, técnica de entrevista através de questionário com perguntas abertas aplicados com os sujeitos da pesquisa e analise de alguns documentos relacionados ao Conselho Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados teve como foco a Escola Municipal Alice de Almeida Carneiro localizada na Avenida Olívio Maroja, S/N, no Bairro Belo Vista na Zona Urbana do município de Araçagi, servindo de subsídio para a pesquisa, no intuito de caracterizar a importância da presença do conselho na escola, tomando como parâmetros o cotidiano escolar, refletindo sobre a compreensão dos atores sociais envolvidos no desenvolvimento do processo educativo, observado a partir das inovações educacionais e sua relação com a construção do conhecimento na formação do educando. Onde os resultados demonstraram que o Conselho Escolar pode ser uma ponte entre a Gestão e a comunidade escolar, bem como colaborar para que a Gestão descentralize e torne-se realmente democrática.
Descrição: FERREIRA, K. A. S. Educação e conselho escolar: construindo uma gestão democrática na escola. 2010. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1202
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelly Adriana Silva Ferreira parte 1.pdfKelly Adriana Silva Ferreira parte 11.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Kelly Adriana Silva Ferreira parte 2.pdfKelly Adriana Silva Ferreira parte 28.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Kelly Adriana Silva Ferreira parte 3.pdfKelly Adriana Silva Ferreira parte 33.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.