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dc.contributor.authorAlexandre, Giovana Matildes da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-09T15:51:45Z-
dc.date.available2016-12-09T15:51:45Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12049-
dc.descriptionALEXANDRE, Giovana Matildes da Silva. As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado: As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente, estrutura - se a partir de um referencial teórico, destaca a relação intrínseca que há entre a manutenção do capitalismo e a qualidade do ensino nas escolas públicas. A manutenção do poder vigente atende aos interesses da classe dominante, aquela com maior prestígio social e econômico, e esta perpetuação só é possível através de mecanismos de controle como a disseminação de ideologias e, por conseguinte, a alienação dos indivíduos. A presente pesquisa de caráter teórico-bibliográfica se propôs a estudar a participação do ambiente escolar nessa cadeia de exclusão e injustiças, pois cabe a esta a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, e cada vez que essa função é relegada a um segundo plano, através de um ensino descontextualizado ou desprovido de significado para o educando, contribui-se para a alienação educacional e social. È importante salientar que o educador sofre os impactos oriundos dessa dominação, quer seja através da ausência de políticas públicas que o valorizem enquanto profissional ou por veiculação de ideologias que o desmotiva e oprime. Como aportes teóricos foram utilizadas concepções de autores como Freire (2005), Silva (2008), Foucault (2006), entre outros, que fazem da alienação escolar e desvalorização do ensino um instrumento a serviço do poder dominante.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Djane de Fátima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectIdeologiaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAs relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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