Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alexandre, Giovana Matildes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-09T15:51:45Z | - |
dc.date.available | 2016-12-09T15:51:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12049 | - |
dc.description | ALEXANDRE, Giovana Matildes da Silva. As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado: As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente, estrutura - se a partir de um referencial teórico, destaca a relação intrínseca que há entre a manutenção do capitalismo e a qualidade do ensino nas escolas públicas. A manutenção do poder vigente atende aos interesses da classe dominante, aquela com maior prestígio social e econômico, e esta perpetuação só é possível através de mecanismos de controle como a disseminação de ideologias e, por conseguinte, a alienação dos indivíduos. A presente pesquisa de caráter teórico-bibliográfica se propôs a estudar a participação do ambiente escolar nessa cadeia de exclusão e injustiças, pois cabe a esta a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, e cada vez que essa função é relegada a um segundo plano, através de um ensino descontextualizado ou desprovido de significado para o educando, contribui-se para a alienação educacional e social. È importante salientar que o educador sofre os impactos oriundos dessa dominação, quer seja através da ausência de políticas públicas que o valorizem enquanto profissional ou por veiculação de ideologias que o desmotiva e oprime. Como aportes teóricos foram utilizadas concepções de autores como Freire (2005), Silva (2008), Foucault (2006), entre outros, que fazem da alienação escolar e desvalorização do ensino um instrumento a serviço do poder dominante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Djane de Fátima Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Ideologias | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - GIOVANA MATILDES DA SILVA ALEXANDRE.pdf | 290.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.