Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Katia Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-15T15:20:54Z | - |
dc.date.available | 2016-12-15T15:20:54Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12079 | - |
dc.description | SOUSA, K. B. de. Aulas interativas: como uma construção de conhecimento nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A realização desta pesquisa vem nos mostrar, que assim como o mundo a educação também está em constantes evoluções, onde podem ser retratadas a partir da utilização de novas técnicas de ensino no ambiente escolar que possibilitam a interatividade aos estudantes e o despertar de seu senso-crítico através de metodologias inovadoras e o uso de recursos tecnológicos que a cada dia vem ganhando prioridade na vida dos estudantes. Desta forma, o trabalho traz como objetivo geral discutir sobre a didática aplicada ao ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo e a partir disso destaca-se a aula interativa como uma construção de conhecimento em sala de aula a partir das metodologias utilizadas no ensino de Geografia como uma mediação que favorece uma melhor eficácia no processo de ensino aprendizagem. Para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas para obter um bom entendimento sobre o tema abordado e para a construção do referencial teórico como também a participação direta na elaboração dos planos de aula e na sala de aula por meio das intervenções do PIBID nas aulas de Geografia; descrição de atividades e análise dos dados. A pesquisa foi fundamentada nos seguintes autores: Callai (1995), Castrogiovanni (2009), Ferreira (2000), Libâneo (1994), Kimura (2008), Severino (2007), Seabra (2010), Silva (2010), Vilar e Henriques (2013). Portanto, percebem-se que a aula interativa proporcionou um fortalecimento as aulas de geografia, através de novos recursos utilizados em sala, mostram que os alunos têm uma maior participação e interesse nos assuntos, permitindo que eles se tornem cidadão participativo e estimular uma nova construção de conhecimento no ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Aula Interativa | pt_BR |
dc.subject | Metodologia inovadora | pt_BR |
dc.title | Aulas interativas: como uma construção de conhecimento nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Katia Barros de Sousa.pdf | Katia Barros de Sousa | 788.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.