Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Katia Barros de-
dc.date.accessioned2016-12-15T15:20:54Z-
dc.date.available2016-12-15T15:20:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12079-
dc.descriptionSOUSA, K. B. de. Aulas interativas: como uma construção de conhecimento nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA realização desta pesquisa vem nos mostrar, que assim como o mundo a educação também está em constantes evoluções, onde podem ser retratadas a partir da utilização de novas técnicas de ensino no ambiente escolar que possibilitam a interatividade aos estudantes e o despertar de seu senso-crítico através de metodologias inovadoras e o uso de recursos tecnológicos que a cada dia vem ganhando prioridade na vida dos estudantes. Desta forma, o trabalho traz como objetivo geral discutir sobre a didática aplicada ao ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo e a partir disso destaca-se a aula interativa como uma construção de conhecimento em sala de aula a partir das metodologias utilizadas no ensino de Geografia como uma mediação que favorece uma melhor eficácia no processo de ensino aprendizagem. Para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas para obter um bom entendimento sobre o tema abordado e para a construção do referencial teórico como também a participação direta na elaboração dos planos de aula e na sala de aula por meio das intervenções do PIBID nas aulas de Geografia; descrição de atividades e análise dos dados. A pesquisa foi fundamentada nos seguintes autores: Callai (1995), Castrogiovanni (2009), Ferreira (2000), Libâneo (1994), Kimura (2008), Severino (2007), Seabra (2010), Silva (2010), Vilar e Henriques (2013). Portanto, percebem-se que a aula interativa proporcionou um fortalecimento as aulas de geografia, através de novos recursos utilizados em sala, mostram que os alunos têm uma maior participação e interesse nos assuntos, permitindo que eles se tornem cidadão participativo e estimular uma nova construção de conhecimento no ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectAula Interativapt_BR
dc.subjectMetodologia inovadorapt_BR
dc.titleAulas interativas: como uma construção de conhecimento nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katia Barros de Sousa.pdfKatia Barros de Sousa788.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.