Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tenório, Renata Meireles | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-24T11:53:53Z | - |
dc.date.available | 2013-07-24T11:53:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.192 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1209 | - |
dc.description | TENÓRIO, R. M. A participação dos pais na escola: uma relação dicotômica em debate. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola, enquanto espaço de sistematização de conhecimentos, diferenciou-se daquele organizado pela família por muito tempo. Em época atual, a escola enfrenta, além do desafio que lhe cabe na disseminação do conhecimento, em uma sociedade cada vez mais veloz e dinâmica, também o desafio da relação e interação, com os alunos e suas famílias. Tendo por base esse contexto, o estudo trata da participação dos pais na escola e da interferência do dever de casa no processo de aprendizagem nas crianças do Ensino Fundamental. Tem por objetivo geral investigar a participação dos pais na escola e a influência do dever de casa no processo de aprendizagem das crianças, tendo como sujeitos da pesquisa pais e educadoras que lidam com crianças do Ensino Fundamental de primeira fase. Surgindo do seguinte problema da pesquisa: como se dá a participação dos pais na escola e qual é a interferência do dever de casa no processo de aprendizagem nas crianças do Ensino Fundamental de primeira fase? Identifica-se, por meio das reflexões dos sujeitos entrevistados, qual é o papel atribuído à família no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, descrevendo-se como a ocorre o processo de interação entre a escola e a família. A metodologia utilizada neste trabalho constitui-se em pesquisa bibliográfica e um estudo de campo. Os resultados apontam uma baixa frequência das famílias no espaço escolar, assim como, omissão ou ausência de acompanhamento no processo educativo das crianças. A pesquisa também apresenta a percepção dos sujeitos entrevistados sobre como aproximar a família à instituição educativa. A importância desse trabalho consistiu num olhar reflexivo sobre os papéis atribuídos aos pais/mães e à escola na educação dessas crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Participação dos Pais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A participação dos pais na escola: uma relação dicotômica em debate | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renata Meireles Tenório.pdf | Renata Meireles Tenório | 463.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.