Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jeyse Guedes da | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-24T12:00:24Z | - |
dc.date.available | 2013-07-24T12:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1210 | - |
dc.description | SILVA, J. G. da. O jogo de faz de conta e a formação da criança na educação infantil. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido texto apresenta reflexões sobre a importância do jogo de faz de conta para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, nos aspectos (lingüístico, motor, afetivo, social, cognitivo e psíquico). Logo busca analisar teoricamente as práticas que fundamentam a ação pedagógica dos profissionais desse segmento. Objetiva reforçar a importância de garantir espaço e tempo, de forma planejada e organizada para a criança vivenciar os jogos simbólicos. No primeiro momento caminharemos pela história da educação infantil, enfocando a pouca importância concedida à criança, que não representava um papel importante na sociedade. No segundo momento, faremos um resgate das leis que respaldam a educação infantil, assim como: LDB/9394-96; as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. No terceiro momento, discutiremos o jogo de faz de conta e as fases de desenvolvimento da criança de 2 a 5 anos, recorrendo aos fundamentos de: Piaget, Vigotsky e Wallon. O quarto momento será dedicado as contribuições do jogo simbólico para o desenvolvimento infantil, buscando embasamento em Huizinga, Mrech, Dias, Smith e Bomtempo. Para realização desta pesquisa utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, que compreende pesquisar em livros, dissertações, teses, e artigos de revistas especializadas a cerca do tema abordado. Como resultado desta pesquisa, revelou-se que os educadores podem até saber da importância do brincar para as crianças, mas a sua formação não os torna competentes o suficiente, no sentido de contemplar na sua prática pedagógica atividades que garantam o lúdico nos espaços de educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vanusa Valério dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos - brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O jogo de faz de conta e a formação da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jeyse Guedes da Silva.pdf | Jeyse Guedes da Silva | 553.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.