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dc.contributor.authorSouza, Isabela Cláudio Alves de-
dc.date.accessioned2017-01-31T19:33:38Z-
dc.date.available2017-01-31T19:33:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12183-
dc.descriptionSOUZA, I. C. A. de. Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA discussão sobre leitura e escrita desde os tempos remotos tem sido crescente, uma vez que, as instituições de ensino em sua maioria, visam o desenvolvimento de atividades fundamentais para promover a aprendizagem do discente, embora, seja notável a necessidade de conduzir conhecimentos coerentes, os quais demonstrem compreensões de que elas são ferramentas indispensáveis, e do mesmo modo instigantes, a ponto de despertar interesse no alunado. Com efeito, o referido trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa a respeito da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, é interessante analisá-las em suas dimensões e aplicações como instrumentos vitais ao contexto educacional, sobretudo no que compete o aprendizado dos educandos. Logo, esse estudo objetiva identificar de que forma a prática pedagógica do professor pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula e ao mesmo tempo identificar nessa realidade se há sugestões de estímulos em classe, com base para formação de bons leitores e escritores. Primeiramente, apontamos a contextualização história da leitura e da escrita embasadas em Manguel (1997), Cagliari (2009), Martins (2003). Em seguida, abordamos as práticas de leitura e escrita na escola fundamentada em Alves (1999), Teberosky e Colomer (2003). Seguidamente a leitura e escrita no processo de alfabetização concentrando-se na concepção de Russo (2012), Soares (2010), Teberosky e Ferreiro (1999) e finalmente o professor como incentivador da leitura e escrita mirando nos pensamentos de Solé (1998), Kato (2007), Nóvoa (1992). Como procedimentos metodológicos empregamos as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. De imediato o instrumento empregado para o recolhimento de dados foi o questionário. Os resultados desta pesquisa apontam que a prática pedagógica do docente contribui para com a aprendizagem da leitura e da escrita e seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleLeitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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