Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Júlio Cézar da Silva Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T17:01:26Z | - |
dc.date.available | 2017-02-02T17:01:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12222 | - |
dc.description | FARIAS, J. C. da S. R. A compreensão de alunos surdos sobre temperatura e calor: A descrição de uma ação usando experimentos. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação inclusiva no Brasil vem crescendo nos últimos anos, mas ainda se encontra uma grande dificuldade para integrar alunos surdos na rede regular de ensino, seja ela particular ou pública. Essa dificuldade aumenta quando a disciplina a ser lecionada relaciona -se à ciência de uma forma geral. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, discutem-se como alguns fenômenos e conceitos físicos, tais como “temperatura” e “calor” podem ser abordados e apresentados a alunos surdos. As aulas foram ministradas por um professor surdo que utilizou experimentos como uma estratégia para propiciar a aprendizagem desses conceitos aos alunos surdos, além de enriquecer o vocabulário desses alunos com sinais específicos para os conceitos de temperatura e calor. Ademais se buscou promover a interação dos alunos surdos com esta área da Física, o que favoreceu para uma compreensão mais concisa dos fenômenos e conceitos já evidenciados. O objetivo principal foi o de buscar identificar quais as possíveis dificuldades encontradas pelo grupo de alunos surdos, participantes da pesquisa, a respeito dos conceitos em tela. Como objetivo secundário buscou-se despertar nos alunos o interesse pelo estudo de temas associados à ciência e tecnologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edvaldo de Oliveira Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Temperatura | pt_BR |
dc.subject | Calor | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | A compreensão de alunos surdos sobre temperatura e calor: A descrição de uma ação usando experimentos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Júlio Cézar da Silva Ramos Farias.pdf | PDF - Júlio Cézar da Silva Ramos Farias | 899.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.