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dc.contributor.authorFernandes, Carla Cristina Nunes de Souza-
dc.date.accessioned2017-02-02T17:02:10Z-
dc.date.available2017-02-02T17:02:10Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12226-
dc.descriptionFERNANDES, C. C. N. de S. Construção e avaliação de uma Unidade de Ensino potencialmente significativa para o estudo dos gases com ênfase no enfoque CTSA. 2015. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química nos dias atuais está cada vez mais se inovando e exige que os professores possam incorporar em seus planejamentos novas propostas metodológicas de ensino e a utilização de uma diversidade de recursos didáticos pedagógicos com objetivo de tornar as aulas de Química atrativas, dinâmicas e motivadoras para gerar uma aprendizagem significativa nos estudantes e minimizar as dificuldades de aprendizagem reportadas na literatura científicada área. Nesse sentido, o trabalho com a elaboração e aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), se configuram como propostas didáticas que podem contribuir para atingir tais objetivos educacionais. Essas propostas tomam como base um conjunto de teorias cognitivas de aprendizagem, cujo objetivo é gerar uma aprendizagem significativa, partindo da premissa, aquilo que o indivíduo já traz como conhecimento prévio. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de gases com ênfase no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade- Meio Ambiente, com alunos do 2º ano de uma escola pública do Município de Massaranduba-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 33 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Massaranduba-PB. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários para avaliação do ensino de química e da proposta didática apresentada. Também foram elaborados mapas conceituais para diagnosticar quais os conceitos que os estudantes assimilaram na aplicação da UEPS. Na análise dos questionários, buscou-se representá-los em gráficos para as questões de múltipla escolha e nas questões abertas, utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Nos mapas conceituais buscou-se diagnosticar indícios de aprendizagem significativa. Nesse sentido, os dados foram interpretados e analisados a luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém é perceptível que tal instrumento trabalhado após a aplicação da UEPS foi de grande importância, uma vez que os estudantes conseguiram apresentar nestes mapas, alguns conceitos que foram assimilados durante a aplicação da UEPS. Além disso, a proposta contribuiu para despertar interesse e motivação dos estudantes pelo estudo dos gases.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectUEPSpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleConstrução e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo dos gases com ênfase no enfoque CTSApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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