Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuna Junior, João Dantas de-
dc.date.accessioned2017-02-08T20:18:33Z-
dc.date.available2017-02-08T20:18:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12293-
dc.descriptionLUNA JUNIOR, J. D. de. Perspectivas no ensino de geografia através do PIBID: a construção do saber na inserção do lúdico. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA busca por uma aprendizagem qualitativa tem sido o foco principal das discussões na disciplina de geografia em sala de aula. Esta procura associa-se as diversas concepções educacionais e metodológicas em valores educacionais. Onde em alguns dos casos, são esquecidos até mesmo por parte da sociedade. O presente artigo é qualificado como um relato de experiência, sendo elaborado a partir das contribuições no ensino de Geografia na formação básica, através de intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para a compreensão desse estudo, uma série de autores foram consultados durante a pesquisa bibliográfica: BARBOSA, 2010; KIMURA, 2008; CORTELAZZO, 2008; CALVACANTI, 2005; LIBÂNEO, 2009; PINTO, 2010, entre outros. Abordando a importância das contribuições de atividades lúdicas em sala de aula, na construção do saber no ambiente escolar. Atribuindo a um campo de estudo à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, situada no bairro Primavera, em Guarabira/ PB. Com objetivo de auxiliar o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens e breves conceitos através dados em sala de aula. Trazendo à tona atividade de cunho pedagógico como o uso do bingo no ensino de geografia, com resultado que se caracterizaram de forma prática, mediante a relação professor e aluno ser apresentada baseada em prática inovadora. A inserção do lúdico como recurso didático na inovação da prática docente permitiu desenvolver o conhecimento geográfico a partir das limitações e aspectos vivenciados pelos alunos, relacionando os conteúdos explorados em aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléoma Maria Toscano Henriquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectInserção do Lúdicopt_BR
dc.titlePerspectivas no ensino de geografia através do PIBID: a construção do saber na inserção do lúdicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Dantas de Luna Júnior.pdfJoão Dantas de Luna Júnior869.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.