Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Thaísa Rochelle Pereira-
dc.date.accessioned2017-02-09T20:57:52Z-
dc.date.available2017-02-09T20:57:52Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.otherCDD 469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12333-
dc.descriptionMARTINS, T. R. P. Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é oriundo de nossas intervenções como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede pública de ensino no município paraibano de Monteiro. Procuramos verificar como era possível tornar mais aprazíveis as aulas de Língua Portuguesa, notadamente as voltadas para a leitura de textos literários. Para tanto, tomamos como escopo textos literários de cunho humorístico, uma vez que advogamos que tais textos podem ser úteis para a formação de leitores, mas, sobretudo, para a ressignificação das práticas pedagógicas em língua materna que pouco têm conseguido contribuir para que os alunos da educação básica saiam da escola proficientes e críticos. Nosso objetivo maior foi, portanto, mostrar a importância do humor não só na formação humana dos alunos da escola onde trabalhamos, mas, sobretudo, na formação deles como leitores, principalmente, leitores de literatura. As nossas reflexões teórico-analíticas, bem como o nosso percurso metodológico, subsidiaram-se nos documentos oficias de ensino, tais como Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM,2006), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 1999), Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (REFECUEM, 2007), e nos trabalhos desenvolvidos por autores que abordam teorias e propostas de ensino, tais como Cosson (2006), Candido (1990), Geraldi (1997), além de alguns estudiosos do humor, como Possenti (2010), Martins (2003) e Travaglia (1990) . Os resultados apontaram para o fato de que, em meio a um espaço marcado pela seriedade, como é o da sala de aula, o humor pode ser ferramenta relevante para tratar de assuntos sérios que tal espaço exige, mas pode, principalmente, auxiliar na formação educacional e humana dos alunos a partir de um processo em que saber e sabor estejam indissociavelmente conjugados.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarcelo Medeiros Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectGênero humorpt_BR
dc.subjectPIBID (Campus VI)pt_BR
dc.subjectTexto literário na escolapt_BR
dc.titleDeu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaísa Rochelle Pereira Martins.pdfPDF - Thaísa Rochelle Pereira Martins1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.