Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarília Lidiane C Costa Alcântarapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria da Paz Silva-
dc.date.accessioned2017-02-13T19:11:00Z-
dc.date.available2017-02-13T19:11:00Z-
dc.date.issued2016-10-31-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12352-
dc.descriptionOLIVEIRA, M. P. S. Etnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata do tema Etnomatemática, tomando como corpus os conhecimentos matemáticos produzidos em algumas profissões populares, para uma leitura dos elementos que permitam averiguar se profissionais, como pedreiro, doméstica, agricultor, marceneiro e feirante, sabem que produzem e utilizam matemática em seu dia a dia. Buscamos descrever também, como os saberes matemáticos adquiridos e praticados no dia a dia podem contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática nas escolas, questão esta que norteia a nossa pesquisa. Para isso, valemo-nos dos estudos teóricos que nos propiciaram as informações necessárias sobre a etnomatemática, como os desenvolvidos por Ubiratan D`Ambrosio, idealizador do programa etnomatemática, que apresenta em Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer (1998) e em Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade (2007), dentre outros estudos, os quais nos fornece valiosas contribuições ao conceito de Etnomatemática, sendo a base teórica principal da nossa pesquisa. A pesquisa realizada aqui foi do tipo qualitativa e interpretativa, a partir de observações feitas em um estudo de caso. A partir da análise dos dados, observamos que os sujeitos entrevistados têm pouca ou nenhuma consciência de que sabem e utilizam a matemática em seu cotidiano. Dessa forma, com a realização dessa pesquisa fica evidente que os conhecimentos matemáticos adquiridos fora do ambiente escolar são tão importantes quanto os conhecimentos formais e que a valorização dos mesmos pode proporcionar uma visão mais completa da Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarília Lidiane C Costa Alcântarapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento popularpt_BR
dc.subjectProfissões popularespt_BR
dc.titleEtnomatemática: um olhar atento para o uso da matemática nas profissões populares.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Paz da Silva Oliveira.pdfPDF - Maria da Paz da Silva Oliveira849.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.