Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1236
Título: Teoria da aprendizagem significativa aplicada ao ensino de números racionais
Autor(es): Rego, Moacir José do
Palavras-chave: Ensino de matemática
Aprendizagem
Números racionais
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: Este trabalho visou aplicar a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel ao ensino de números racionais, com o objetivo de sanar possíveis deficiências na aprendizagem deste conteúdo. Para isso aplicamos um questionário como forma de obter dados sobre o que os alunos já sabiam e as dificuldades que possuíam no estudo desse conteúdo. Por meio dos resultados obtidos, percebemos deficiências em trabalhar com esses números nas suas diversas representações – fracionária, decimal, percentual e como um ponto na reta, indicando dificuldades no domínio do conceito de números racionais, não sabendo distinguir se uma dizima era representava um número racional ou irracional. Para superar parte das deficiências detectadas elaboramos um módulo de ensino dividido em duas unidades: a Unidade 1 trabalhou a representação decimal e a transformação de frações para a forma decimal, servindo de base para a Unidade 2, que trabalhou como transformar fração em porcentagem e porcentagem em fração. Utilizamos como fundamento a teoria de Ausubel, na elaboração do módulo de ensino e para planejar sua aplicação em sala de aula na perspectiva de tornar mais efetiva à aprendizagem dos alunos.
Descrição: REGO, M. J. do. Teoria da aprendizagem significativa aplicada ao ensino de números racionais. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1236
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moacir José do Rêgo.pdfMoacir José do Rêgo848.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.