Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Beatriz Pereira do-
dc.date.accessioned2017-02-14T20:47:47Z-
dc.date.available2017-02-14T20:47:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 372.61-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12364-
dc.descriptionNASCIMENTO, B. P. do. O ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Gramática pode apresentar dificuldades para os alunos do ensino básico, em virtude da valorização de uma insistente postura metodológica tradicional/descontextualizada de muitos docentes. Postura esta que já não atende às demandas linguísticas atuais da escola; da aula de língua portuguesa. Diante desse quadro de dificuldades, buscam-se alternativas para efetivar o ensino de gramática, de forma contextualizada. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é levantar algumas reflexões acerca do ensino de gramática tradicional e contextualizada. Para isso, fizemos uso de alguns pressupostos teóricos de ANTUNES (2007 e 2003) que traz alguns direcionamentos sobre o ensino de língua e gramática em sala de aula; GERALDI (2006) que salienta a importância do uso do texto no ambiente escolar; BAGNO (2004) e as questões da variações Linguísticas, DUTRA (2003) que traz reflexões sobre o ensino dos padrões gramaticais; FARACO (2009) o qual enfatiza os pensamentos do Linguista Bakhtin; MUSSALIN E BENTES (2006) que abordam significativas teorias acerca dos estudos linguísticos e os PCN (2001). Essa é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interpretativista. Percebemos que apesar da desmotivação dos alunos e das dificuldades de aprendizagem, o tradicional ainda permanece na sala de aula. No entanto, as significativas contribuições advindas dos estudos da língua, trazem novas perspectivas para este ensino, surgindo lugar para um ensino de gramática contextualizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juarez Nogueira Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsino tradicionalpt_BR
dc.subjectEnsino contextualizadopt_BR
dc.titleO ensino de gramática na sala de aula: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Pereira do Nascimento.pdfBeatriz Pereira do Nascimento489.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.