Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1238
Título: Atenção pré-natal na rede básica de saúde: caracterização da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Cavalcante, Ana Carolina Policarpo
Palavras-chave: Enfermagem obstétrica
Cuidado pré-natal
Saúde pública
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: O pré-natal consiste no acompanhamento da gestante, servindo como um momento de aprendizagem para a mulher e sua família e permite, ainda, detectar anormalidades com a mãe e a criança. Nesse contexto, o enfermeiro surge como um profissional habilitado para acompanhar a gestação de baixo risco. O presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico dos serviços de assistência ao pré-natal na rede básica de saúde do município de Campina Grande – PB, por meio do perfil dos profissionais de enfermagem. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado em 24 unidades da rede básica de saúde. Conclui-se que o pré-natal é de extrema importância para a saúde pública, e o enfermeiro tem total capacidade de conduzir as consultas. Mas, mesmo o pré-natal sendo preconizado pelo Ministério da Saúde e sendo prática dos enfermeiros nas unidades básicas, foi possível verificar que alguns procedimentos e ações deixavam de ser realizados por estes profissionais, logo se torna necessário a conscientização dos mesmos para que seja alcançado sucesso na assistência pré-natal. Entretanto, algumas fragilidades encontradas na assistência fogem da responsabilidade do profissional para encontrar explicações em outros paradigmas, como educação reflexiva, por exemplo, e o investimento em políticas sociais e de saúde.
Descrição: CAVALCANTE, A. C. P. Atenção pré-natal na rede básica de saúde: caracterização da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem no município de Campina Grande – PB. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1238
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Policarpo Cavalcante.pdfAna Carolina Policarpo Cavalcante646.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.