Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-02-16T21:56:47Z-
dc.date.available2017-02-16T21:56:47Z-
dc.date.issued2016-11-08-
dc.identifier.otherCDD 469.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12415-
dc.descriptionSILVA, J. R. A prática de análise linguística numa gramática escolar da língua portuguesa. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, analisamos a obra Contextualizando a Gramática, de Lécio Cordeiro e Newton Avelar Coimbra (2009), gramática escolar de maior circulação em escolas do Cariri paraibano, especialmente no município de Monteiro e em municípios circunvizinhos. Nosso principal propósito é averiguar se esse compêndio gramatical adequa-se ou não à prática de Análise Linguística. Inscrevemo-nos na perspectiva da linguística aplicada de caráter transdisciplinar (MOITA LOPES, 2009). Por esse motivo, não partirmos de um pressuposto teórico fixo, mas construímos um arcabouço teórico que reconhece em diferentes áreas temáticas contribuições a nossa investigação. Desse modo, podemos destacar alguns estudos, como os de Auroux (1992) e Vieira (2015), sobre gramatização da língua portuguesa; os de Faraco & Castro (1999), Pietri (2003) e Soares (2004), sobre a virada linguística; além dos estudos de Geraldi (1984) e Mendonça (2006), sobre prática de análise linguística. A nossa análise apontou que, de maneira geral, a gramática escolar analisada apresenta um trabalho voltado muito mais ao ensino de gramática tradicional, indo de encontro tanto com a prática de AL, quanto com o discurso propagado pelos autores nas partes iniciais da gramática. Diante disso, concluímos que embora a obra traga uma apresentação voltada para a virada linguística, ela é uma gramática essencialmente tradicional, uma vez que não promove um trabalho pautado na prática de análise linguística.pt_BR
dc.description.sponsorshipFrancisco Eduardo Vieirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectGramática escolarpt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectGramática normativa (Língua portuguesa)pt_BR
dc.titleA prática de análise linguística numa gramática escolar da língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Rodrigues Silva.pdfPDF - Jéssica Rodrigues Silva11.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.