Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12419
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barboza, Brenda Swyly Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T14:28:44Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T14:28:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12419 | - |
dc.description | BARBOZA, B. S. S. A utilização do jogo War para trabalhar o território no ensino de geografia: experiência a partir do estágio supervisionado/ UEPB. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto da vivência no Estágio Supervisionado em Geografia desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo. Objetivou-se discutir a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente refletindo sobre o uso de uma nova linguagem no ensino de Geografia. A experiência foi realizada com o 1º ano F, ensino médio. Através da aplicação de questionário diagnóstico, contatou-se a necessidade do uso de recursos didáticos que, de forma lúdica, fossem capazes de motivar, visando à melhoria da compreensão e aprendizado dos alunos. O conteúdo a ser trabalhado foi à categoria Território, para tanto foi feito um levantamento a fim de saber qual jogo teria as características necessárias para auxiliar os alunos nesse processo de ensino e aprendizagem, nessas condições optou-se trabalhar com o jogo War, pois, a partir dele é possível que o aluno possa compreender noções geográficas, de territórios, fronteiras, limites, espaços e as relações de poder e estratégia, noções essas que fizeram parte dos conteúdos das aulas expositivas. Os resultados obtidos foram bastante positivos, os alunos conseguiram aplicar e assimilar os conceitos estudados em sala, a partir da dinâmica com o jogo, utilizando de estratégias e habilidades desenvolvidas durante o mesmo, tornando essa experiência desafiadora, motivadora e rica em construção de saberes, e que também refletiu positivamente para o estágio, já que essa prática possibilitou um processo de descobertas e aprendizagem, que foram imprescindíveis para a formação acadêmica, tendo em vista não apenas a formação profissional, como também a pessoal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogo educativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Didática educacional | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | A utilização do jogo War para trabalhar o território no ensino de geografia: experiência a partir do estágio supervisionado/ UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Brenda Swyly Souza Barboza.pdf | 15.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.