Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.contributor.author | Morato, Rayane de Fátima Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T20:20:22Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T20:20:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12426 | - |
dc.description | MORATO, R. F. F. Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo contribuir com os professores dos anos iniciais, no cenário da modelagem Matemática, para a construção de conhecimentos básicos de Matemática através de uma proposta de atividades envolvendo Teatro e Dança. O Ensino da Matemática nos anos iniciais vem passando por um grande conjunto de dificuldades. Isto pode ser comprovado quando os alunos chegam ao Ensino Fundamental II. Um dos motivos que levaram a este quadro é o Ensino de Matemática pautado por práticas tradicionais como decoreba da tabuada, pois acaba sendo fator desmotivador para o Ensino da Matemática. Uma metodologia alternativa, a modelagem matemática, pode ajudar a reverter este quadro uma vez que trabalha com problemas reais, elencados do contexto das próprias crianças, potencializando, deste modo, a motivação e o interesse, aguçando nas crianças a criatividade. Quem não dança está perdendo a possibilidade de conhecer aspectos importantes da vida. Quem dança desenvolve-se emocionalmente, desenvolve suas capacidades cognitivas e a própria capacidade de aprender. Portanto, fazer teatro e dançar podem contribuir para o aprendizado de qualquer área do conhecimento. Do mesmo modo que ler também contribui com o aprendizado do teatro e da dança e de qualquer campo do conhecimento. A Metodologia da Pesquisa foi de caráter bibliográfico. Neste trabalho foi realizada uma breve discussão do teatro e da dança no contexto da modelagem matemática, seguido de onze propostas de atividades resolvidas para subsidiar o trabalho de professores pouco familiarizados com a modelagem. Espera-se por meio da divulgação deste trabalho, contribuir para melhorar a qualidade do Ensino da Matemática nos anos iniciais das escolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teatro na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Dança na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rayane de Fátima Ferreira Morato.pdf | PDF - Rayane de Fátima Ferreira Morato | 669.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.