Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Luiz Cavalcantept_BR
dc.contributor.authorLima, Renata Nielle de-
dc.date.accessioned2017-02-17T20:59:31Z-
dc.date.available2017-02-17T20:59:31Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12427-
dc.descriptionLIMA, R. N. Laboratório de ensino matemática na escola estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEm 2016 escolas públicas da 5ª Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba foram contempladas com kits para laboratório de ensino de Matemática e Física. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de implantação dos kits de laboratório de ensino de matemática em uma escola da 5ª Gerência Regional de Educação. Tendo em vista os apontamentos teóricos de Lorenzato (2006) para o processo de implantação de laboratório de ensino de matemática, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como os kits de laboratório de ensino de Matemática estão sendo implantados nas escolas estaduais da 5ª Gerência Regional de Educação do Estado da Paraíba? Para responder a esta questão fizemos uma pesquisa exploratória, conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), que foi divida em duas etapas: a 1ª etapa foi realizada em campo, onde fizemos uma visita a uma das escolas estaduais contempladas para um levantamento do material fornecido, bem como, para entender como estava se dando o processo de implantação. A segunda etapa foi documental onde fizemos um levantamento de atividades para serem utilizadas a partir dos kits disponíveis. Como resultado desta pesquisa nós observamos que a falta de uma política sistemática de formação continuada de professores para o uso de laboratórios de ensino de Matemática é um dos fatores que contribui para a subutilização dos kits fornecidos. Assim, a partir da provocação de professores e também da 5ª Gerência Regional de Educação, apresentamos ao final da pesquisa alguns roteiros de atividade que podem servir para desenvolver processos de formação para o uso mais eficiente dos laboratórios nas escolas.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLaboratório de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectPolítica pública em matemáticapt_BR
dc.titleLaboratório de ensino de matemática na Escola Estadual da Paraíba: uma análise do processo de implantação do laboratório na 5ª Gerência Regional de Educação.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Nielle de Lima.pdfPDF - Renata Nielle de Lima2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.