Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1243
Título: O Ensino-Aprendizagem de Polígonos com o Auxílio do Geogebra
Autor(es): Silva, Maxsuel da
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Geometria
Polígonos
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: Muitos perguntam e poucos explicam, ou sabem explicar, qual o papel da geometria nos dias atuais e como ela se desenvolveu tanto nos últimos tempos. Quando se trata de educação pública o assunto quase sempre é desviado e as coisas ficam mais difíceis. Tal precariedade faz com que poucos tenham acesso à geometria, para que serve e como funciona. E com essa pesquisa foi possível comprovar a grande deficiência dos alunos do Ensino Médio em relação ao conteúdo abordado. O nosso objetivo geral foi descrever como os alunos do 1º Ano do Ensino Médio resolvem problemas geométricos abertos referentes ao conteúdo polígonos e seus elementos utilizando o aplicativo GeoGebra. Teve como objetivos específicos utilizar o aplicativo GeGebra com os alunos no Laboratório de Informática, possibilitando a exploração deste recurso por parte dos alunos; conceituar polígonos, seus elementos, nomenclaturas, convexidade e não-convexidade do polígono; mostrar a possibilidade de utilizar o GeoGebra no ensino dos polígonos e para auxiliar na resolução de problemas geométricos abertos. A metodologia usada foi a de resolução de problemas com auxilio do GeoGebra, o que provocou interesse dos alunos no momento da aplicação no Laboratório de Informática. Essa pesquisa foi realizada entre outubro e novembro de 2012, numa turma do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro, em Campina Grande – PB. Ao concluir a pesquisa podemos observar uma mudança satisfatoria na forma de pensar dos alunos quanto em seu comportamento ao se deparar com um meio de ensino da Matemática apresentado e com isso atingindo o que se era esperado integrando o GeoGebra com a geometria.
Descrição: SILVA, M. da. O Ensino-Aprendizagem de Polígonos com o Auxílio do Geogebra. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1243
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maxsuel da Silva.pdfMaxsuel da Silva1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.